Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 03-11-2014, Gaudium Press) Durante a homilia que presidiu na manhã desta segunda-feira, 03, na Basílica de São Pedro, em sufrágio dos cardeais e bispos que morreram no decorrer do último ano, o Papa ressaltou que nós como cristãos somos chamados "a ir ao sepulcro" vazio de Jesus para ter a "resposta" e tocar a "rocha" da Fé, que é a Ressurreição.
Cada um deles, afirmou o Pontífice, "recebe o olhar misericordioso do Pai". Partindo do instante inicial da Fé cristã, o momento em que Nosso Senhor Jesus Cristo deixa o sepulcro vivo após sua morte, o Pontífice então recordou os amigos, colaboradores e irmãos desaparecidos nesses últimos meses.
"Não nos impressiona que um mistério assim tão grande, tão decisivo, tão sobre-humano como o da Ressurreição tenha exigido todo o percurso, todo o tempo necessário, até Jesus Cristo. Ele pode dizer: ‘Eu sou a ressurreição e a vida' porque Nele este mistério não somente se revela plenamente, mas se realiza, se torna pela primeira vez e definitivamente realidade", afirmou.
No evento da Ressurreição, continuou, "cada um de nós é convidado a entrar", a estar por primeiro "diante da cruz de Jesus, como Maria, como as mulheres, como o centurião", no propósito de "ouvir o grito de Jesus e o seu último respiro", o seu "silêncio" longo todo o Sábado Santo.
"E então nós somos chamados a ir ao sepulcro, para ver que a grande pedra foi retirada; para ouvir o anúncio: ‘Ele ressuscitou, não está aqui'. Ali está a resposta. Ali está o fundamento, a rocha. Se Ele não ressuscitou, a nossa Fé é vazia e inconsistente. Mas como Ele ressuscitou, ou melhor, Ele é a Ressurreição, então a nossa Fé é cheia de verdade e de vida eterna", destacou.
Ainda conforme o Papa, "a nossa oração se enriquece de sentimentos, de recordações, de gratidão pelo testemunho de pessoas que conhecemos com as quais compartilhamos o serviço na Igreja". (LMI)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas