Braga - Portugal (Terça-feira, 05-11-2019, Gaudium Press) O Santuário de São Torcato, na Arquidiocese de Braga, em Portugal será elevado à categoria de "basílica menor". A cerimónia de edificação será em 27 de fevereiro de 2020.
"Rico em tradições, os fiéis deste Santuário prestam particular devoção a S. Torcato, cujo corpo se conserva até aos nossos dias incorrupto", informou Dom Jorge Ortiga, arcebispo de Braga.
Santuário de São Torcato
O Santuário localiza-se perto de Guimarães, na vila de São Torcato.
Arquitetonicamente é um edifício majestoso, imponente e perfeitamente preparado para receber esta dignidade, inclusive a nível pastoral.
São mais de 750 mil os peregrinos e fiéis que acorrem a este centro de culto", informou ainda o arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, na carta que enviou ao Vaticano, solicitando esta distinção.
O arcebispo primaz apontou ainda o esforço da Irmandade do Santuário de São Torcato em acolher todos os peregrinos, inclusive aqueles portadores de deficiência física com mobilidade condicionada.
Estímulo
Para o Arcebispo da Braga, "A elevação a basílica menor, mais do que uma dignidade, será um estímulo e uma responsabilização a tornar este santuário um espaço acolhedor, fraterno, um espaço de espiritualidade onde é possível um encontro com Cristo mediante a oração, a eucaristia e a reconciliação.
Será, para toda a Arquidiocese, um compromisso com a nova evangelização.
As Basílicas
Historicamente, uma basílica era apenas uma grande construção retangular, bastante comum na Roma Antiga, com uma abóboda semicircular no topo.
A abóboda era tradicionalmente o lugar onde um juiz ou imperador romano se sentaria.
Na verdade, o termo "basílica" tem uma razão política: em grego, "basileos" significa rei. A basílica é, então, o lugar do soberano, onde o soberano se senta, fala e governa.
Adaptação
Os cristãos adaptaram esse estilo de construção pública para o lugar onde o sacrifício da Missa é celebrado, associando-o ao Reino de Jesus.
Desta forma, Cristo foi visto como o verdadeiro juiz e governante, suplantando o papel dos líderes romanos.
À medida que os séculos passaram, este modelo arquitetônico foi copiado em todo o mundo por inúmeras igrejas católicas romanas.
A maioria das igrejas mais antigas foram desenhadas no estilo da basílica.
Título de Basílica
Ao longo do tempo, os Papas deram a certas igrejas o "título" canônico de basílica, concedendo a estes espaços certos privilégios e honras, como: ter um altar reservado ao Papa, ao cardeal ou ao patriarca, e não estar submetido à jurisdição eclesiástica local, o que lhe confere status internacional.
"Maiores" e "Menores"
As basílicas são ainda classificadas em dois grupos: "basílicas maiores" (que inclui apenas as igrejas de Roma com grande significado histórico) e "basílicas menores".
Para receber o título de "basílica", os bispos locais fazem a solicitação a Roma. Entretanto, a igreja deve ter uma beleza extraordinária e uma rica história junto à comunidade. (JSG)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas