Erexim - Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 07/04/2014, Gaudium Press) No último dia 2 de abril, o Santuário de Fátima da diocese de Erexim, no Estado do Rio Grande do Sul, deu início a novena em honra a Nossa senhora Desatadora dos Nós. A atividade, que atrai uma multidão de devotos, foi realizada às 19h30min. A novena prosseguirá nas próximas oito quartas-feiras: 9, 16, 23 e 30 de abril e 7, 14, 21 e 28 de maio.
No primeiro encontro da novena os devotos receberam na chegada um cordão com o qual, no início da celebração, puderam fazer nove nós simbolizando nove pedidos a serem feitos a Deus pela intercessão de Nossa Senhora Desatadora dos Nós. O reitor do Seminário de Fátima, padre Valter Girelli, animou a acolhida da imagem da santa e presidiu a santa missa, que foi concelebrada pelo padre Maicon Malacarne, também do seminário.
Após a acolhida à imagem, o sacerdote apresentou um breve histórico sobre a devoção. No final da celebração, houve a ladainha da libertação, a bênção com o Santíssimo Sacramento e a bênção da saúde individual. Os padres Bortolanza e Ivo atenderam a confissões durante a missa.
Nossa Senhora Desatadora dos Nós
O título de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, surgiu em 1700, com uma pintura do artista alemão Johann Schmidtner. A pintura, de 1,10 metros de largura por 1,82 metros de altura, encontra-se na capela de St. Peter am Perlach, em Augsburgo, na Alemanha. Maria é representada como a Imaculada Conceição.
O artista, ao criar este painel, se inspirou no trecho de Apocalipse 12,1: "Apareceu um grande sinal no céu: uma mulher revestida do sol, a lua debaixo de seus pés, e na cabeça uma coroa de doze estrelas"; e na frase de Santo Irineu: "Eva, por sua desobediência, atou o nó da desgraça para o gênero humano; Maria por sua obediência o desatou".
A imagem retrata o Espírito Santo derramando suas luzes, e um dos anjos entregando a Maria uma fita com nós grandes e pequenos, separados e juntos, apertados e frouxos, que simboliza a nossa culpa original. Outro anjo recebe das mãos de Maria a fita que cai livremente com os nós desfeitos, significando uma vida mergulhada em Deus e na sua misericórdia e o poder libertador das mãos de Maria.
Na parte inferior do quadro, percebe-se uma área escura, simbolizando as sombras que dominam a terra. Nessa escuridão, vê-se um homem sendo guiado por um anjo até o topo da montanha. Na interpretação de muitas pessoas, trata-se do arcanjo Rafael, que acompanha Tobias e o ajuda a encontrar Sara, sua esposa, escolhida por Deus. A pintura não demorou a se tornar objeto de culto dentro dos limites de Augsburg e depois se espalhando pelo mundo todo.
Assim, Nossa Senhora Desatadora dos Nós é invocada como aquela que nos ajuda a tirar todos os males de aflições que nos escravizam e nos tornam infelizes e pessimistas, dando-nos a verdadeira liberdade que só seu filho Jesus Cristo pode nos dar. (FB)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas