Fátima - Portugal (Segunda-feira, 05-02-2018, Gaudium Press) O Pe. Vitor Coutinho, vice-reitor do Santuário de Fátima, presidiu à missa dominical na Basílica da Santíssima Trindade, no domingo, 04/02.
Com base nas leituras da liturgia proposta para este V Domingo do tempo comum, ele refletiu sobre a "importância de alguém que nos acompanhe e nos compreenda, que esteja próximo de nós", porque "Deus faz isto conosco".
Jó
"Jó queixa-se, mas Deus não o abandona, o Deus de Jó aceita os lamentos", lembrou.
Pe. Vitor explicou que "o Deus de Job, que é nosso Deus, não se cansa de estar ao nosso lado, mesmo quando nós já nos cansámos de confiar nele".
"Podemos não entender as amarguras da vida, sentirmo-nos desmotivados, injustiçados, mas podemos sempre dirigir-se a Deus, porque Deus não deixa de estar próximo de nós, Deus garante que nunca estaremos sós".
Conforto na Solidão
O vice-reitor do Santuário de Fátima disse que é esta a "garantia" do crente "que vê na oração um conforto para a solidão", porque Deus "aproxima-se e dá-nos a mão para nos ajudar a levantar".
Deus faz isto de várias formas: "Dá-nos força interior, e através de outras pessoas que se tornam mão de Deus".
Com estar diante dos irmãos
Assim, esta deve ser a "forma de estar perante os outros", com "proximidade e compaixão", uma vez que "o mal que atinge a humanidade também nos atinge".
"Não podemos dar lugar à indiferença", pois, "a indiferença é violenta e agride".
E ele continua com suas reflexões:
"A mensagem de um Deus próximo tem de se opor a tudo aquilo que causa indiferença, a indiferença é um mal que nos contagia e torna-nos menos humanos", reiterou.
Santa Jacinta
Na mensagem de Fátima, S. Jacinta Marto "viveu de forma simples a não indiferença, tendo compaixão e misericórdia pelos que a rodeavam".
"Aprendamos com a ela a não ficar indiferente à dor dos outros", pediu Padre Vitor. (JSG)
(Da Redação Gaudium Press, com informações Boletim Santuário de Fátima)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas