North Norfolk - Inglaterra (Terça-feira, 05-01-2016, Gaudium Press) O Papa Francisco concedeu ao Santuário de Walsingham, Inglaterra, o status de Basílica Menor em uma decisão anunciada na festa da Sagrada Família, no dia 27 de dezembro de 2015, por parte do Bispo de East Anglia, Dom Alan Hopes. "Estou bastante seguro de que este momento trará muitas bênçãos e graças a todos os peregrinos nos anos vindouros", declarou o prelado por ocasião desta notícia.
![]() |
O Bispo também destacou que a elevação do templo à Basílica Menor coincide com um momento muito importante de seu desenvolvimento, quando a Igreja se prepara para ampliar suas facilidades e a acolher a um maior número de peregrinos, trabalho confiado a Dom John Armitage, novo Reitor do Santuário.
"Estas são notícias maravilhosas porque representa muito do que vinha sucedendo no Santuário por muito tempo. É um reconhecimento por parte do Santo Padre à longa história deste Santuário", afirmou o reitor. "É um reconhecimento da notável devoção, particularmente das pessoas que trabalham aqui, os voluntários e todos os peregrinos leais que vem de tão longe, tão frequentemente e a partir de grandes distâncias".
O Santuário de Walsingham data do século XI e se origina em uma visão da dona da residência, Richeldis de Faverches, que orava para pedir a graça de levar a cabo algum trabalho especial em honra da Santíssima Virgem. Em resposta às suas orações, a Santíssima Virgem a conduz em espírito à Nazaré, lhe mostrou a casa onde ocorreu a anunciação do Arcanjo Gabriel e lhe pediu construir uma réplica em Walsingham para servir como um memorial perpétuo deste acontecimento.
Unicamente outros três templos foram nomeados Basílicas Menores na Grã-Bretanha: a Basílica de Corpus Christi em Manchester, a Abadia de Downside em Somerset e a Catedral de San Chad em Birmingham. (GPE/EPC)