Curitiba - Paraná (Segunda-Feira, 10/08/2015, Gaudium Press) Na última sexta-feira, dia 7 de agosto, no Santuário Nacional de Aparecida, em Aparecida do Norte, em São Paulo, Dom José Mário, bispo auxiliar da Arquidiocese de Curitiba, no Paraná, recebeu a imagem peregrina de Nossa Senhora. O ato foi marcado por uma Celebração Eucarística, às 9h, que contou com a participação dos missionários redentoristas do Brasil.
![]() |
Durante sua homilia, o Prelado salientou que, com o projeto 300 anos de Bençãos, Maria se mostra missionária e, por isso, a necessidade das dioceses que recebem a imagem de também se mostrarem como uma Igreja em saída, em missão. "Com o desejo de Nossa Senhora Aparecida de visitar as dioceses do Brasil nos sentimos ainda mais interpelados para sermos uma Igreja em saída", afirmou.
Ao preparar a programação das visitas da imagem, o Bispo destacou que Maria quer aparecer nos lugares que estão sedentos de vida e salvação. "Com essa imagem iremos visitar, escolas, instituições assistenciais, hospitais, pontos de ônibus, casas de recuperação, iremos visitar onde estiverem os necessitados, pois é nesses lugares que Ela vai aparecer para que a vida possa ser salva", completou.
A programação da peregrinação pela Arquidiocese de Curitiba teve início no dia 8, no Setor Centro, e seguirá nessa área até o dia 15. De 15 a 22 de agosto, a visitação será pelo Setor Colombo. De 22 a 29 de agosto, ocorrerá a peregrinação pelo Setor Orleans. De 29 de agosto a 05 de setembro, o Setor Campo Largo receberá a visita da imagem peregrina. Já de 05 a 12 de setembro, a peregrinação acontecerá no Setor Mercês. Sendo que, no dia 08, a imagem estará presente na Festa da Padroeira de Curitiba.
Dando continuidade à programação, de 12 a 19 de setembro, a imagem visitará o Setor Cabral. De 19 a 26 de setembro, no Setor Santa Felicidade. De 26 de setembro a 03 de outubro, no Setor Pinhais. De 03 a 10 de outubro, no Setor Almirante Tamandaré. De 10 a 17 de outubro, no Setor Cajuru.
No dia 12 de outubro, será realizada uma programação especial, com concentração na Catedral Basílica. Haverá missas de hora em hora, celebradas pelos setores pastorais e organizadas por eles. Cada paróquia levará um pequeno punhado de terra (máximo 100g) de seu território e depositará num vasilhame. Da mistura desta terra será recolhida a porção que será abençoada a 20 de novembro e encaminhada ao Santuário Nacional, para ser colocada na Coroa Festiva dos 300 anos de N. Sra. Aparecida.
Seguindo com a peregrinação, de 17 a 24 de outubro, a imagem estará no Setor Pinheirinho. De 24 a 31 de outubro, no Setor Portão. De 31 de outubro a 7 de novembro, no Setor Capão Raso. De 07 de 14 de novembro, no Setor Rebouças-Coração de Maria. De 14 a 20 de novembro, no Setor Boqueirão.
No encerramento da visita, no dia 20 de novembro, acontecerá uma Missa no Santuário do Carmo, com o envio da peregrinação oficial da Arquidiocese ao Santuário Nacional de Aparecida. Na celebração, será acolhida e abençoada a porção de terra levada pelas paróquias no dia 12 de outubro, para ser enviada ao Santuário Nacional e ser posta, junto com a terra dos demais Estados do Brasil, na Coroa de Nossa Senhora Aparecida.
Por fim, no dia 22 de novembro, às 8h, no Santuário de Aparecida, ocorrerá a devolução da Imagem Peregrina e entrega da porção da terra de Curitiba.
Imagem Peregrina
A Imagem Milagrosa de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no rio Paraíba do Sul no ano de 1717. Portanto, em 2017 a aparição da imagem completará 300 anos. Em comemoração à data, o Santuário Nacional de Aparecida promove o Jubileu 300 anos de bênçãos, com uma programação devocional e obras de fé.
Por isso, imagens peregrinas estão sendo enviadas a diversas arqui(dioceses) e Missionários Redentoristas levarão a cada capital do país uma imagem fac símile da Padroeira. Durante a peregrinação, serão colhidas porções de terra das capitais brasileiras para compor uma coroa especial para Nossa Senhora Aparecida. (FB com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Curitiba).