| No dia 8 de outubro será comemorado o Dia do Nascituro |
Rio de Janeiro (Terça-feira, 04-10-2011, Gaudium Press) A Arquidiocese do Rio de Janeiro está promovendo uma série de atividades para celebrar a Semana Nacional da Vida, que começou nesta segunda-feira e segue até o próximo dia 7. No dia seguinte será comemorado o Dia do Nascituro com a celebração da Santa Missa marcada para às 9hs na Igreja de Sant'Ana no centro da cidade.
A iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) tem como finalidade principal a defesa da vida humana, desde a concepção, com o objetivo de evitar o aborto e a eutanásia, mas também para promover o cuidado integral com o ser humano. O tema da Semana deste ano é: "Vida Humana no Planeta".
Segundo o bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio e presidente da Comissão Arquidiocesana de Promoção e Defesa da Vida, Dom Antonio Augusto Dias Duarte, " a vida não tem sido respeitada. O mau atendimento na área de saúde, a falta de infraestrutura básica das grandes cidades, a precariedade dos transportes e a destruição do planeta causam malefícios à pessoa humana".
Dom Antonio afirma ainda que "a Igreja, como portadora de uma mensagem de esperança, sente a obrigação de organizar essa semana em todas as dioceses do Brasil, para colocar a vida humana no lugar que lhe é devido, como um dom de Deus".
Esse ano, o evento contará com o folheto "Hora da Vida", produzido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, para estimular os católicos a viverem dias de oração e de atividades que levem à reflexão. Além disso, haverá também um enfoque maior para a aprovação definitiva do Estatuto do Nascituro (Projeto de Lei 478/2007).
"O nascituro precisa ser respeitado, simplesmente porque é um ser humano. Convidamos todos fiéis a promoverem celebrações e atividades que possam enfatizar a importância da vida humana, desde a sua concepção até a sua morte natural", comentou Dom Antonio.(LB)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas