Rio Negrinho - Santa Catarina (Terça-feira, 13-08-2013, Gaudium Press) "Sempre é bom ajudar um adolescente, um jovem que quer conhecer sobre a vida de seminário e o caminho para vida religiosa e sacerdotal", afirmou Padre Marcos Lima, pertencente à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (Dehonianos).
Estamos celebrando neste mês de agosto o "Mês Vocacional", promovido pela Igreja no Brasil e a propósito das vocações, a Congregação dos Padres Dehonianos celebra entre 2012 e 2013 o "Ano Vocacional Dehoniano."
O Seminário São José, localizado em Rio Negrinho, Santa Catarina, realizará entre os dias 13 e 15 de setembro o 2º Estágio Vocacional, que consiste em acolher jovens para que conheçam o modo de vida e relacionamentos no interior de um seminário ou instituição religiosa.
Em entrevista para a Gaudium Press, Padre Marcos, coordenador do evento dehoniano, explicou que o encontro será repleto de orações, palestras, dinâmicas, recreações e diálogos com os vocacionados.
O sacerdote não escondeu a alegria ao declarar que "preparar um Estágio Vocacional é algo que nos anima", ressaltando que "sempre é bom ajudar um adolescente, um jovem que quer conhecer sobre a vida de seminário e o caminho para vida religiosa e sacerdotal. Estamos preparando este encontro com entusiasmo. Tudo para os vocacionados crescerem mais na fé e na vontade deste seguimento."
De acordo com o Padre, o intuito do evento será incentivar a "valorizar a vida humana e cristã", destacando a primeira "como pessoa em sua totalidade", e a segunda, "como filho de Deus e com um caminho de fé maravilhoso", proporcionando aos vocacionados o poder de decisão por optar pelo caminho religioso ou sacerdotal.
Diversos jovens de várias cidades de Santa Catarina e do Paraná foram convidados para este momento de fé. Padre Marcos disse que possui endereços e contatos de alguns jovens que já vem sendo acompanhados vocacionalmente, e que sempre surgem novos interessados no Estágio.
Quando perguntado sobre a relação do evento com o Ano da Fé e o Mês das Vocações, o sacerdote dehoniano recorreu a uma das frases pronunciadas pelo Padre Léon Dehon, fundador da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus: "Levar Cristo ao coração do mundo e o mundo ao Coração de Cristo", com o objetivo de fazer com que os jovens conheçam o carisma e a atuação dos Dehonianos pelo mundo.
Padre Marcos ainda completou dizendo que em todos os eventos realizados pelo Seminário São José, o assunto mais abordado é sobre vocação:
"Não falamos apenas de mês vocacional, mas de Vida Vocacional. Falar da fé é essencial em todo evento que se realiza. Não tem como realizar um encontro vocacional sem falar, dinamizar e testemunhar sobre a nossa fé cristã. Se não há relação de fé, então não há vida", reiterou.
Sobre o Ano da Fé, ele explica que "está sendo de grande importância para nos sentirmos fortalecidos, unidos e abençoados como discípulos de Jesus Cristo. O nosso credo é maravilhoso e nos traz garantia de vida. Todos gostam de saber disso. Mais ainda quando se testemunha o que se acredita."
O acompanhamento do jovem vocacionado
Para o Padre Marcos, o acompanhamento dos jovens no período vocacional "é um trabalho formativo muito gratificante", afirmando que desde o primeiro contato do jovem com o Instituto, os dehonianos proporcionam a acolhida, orientação e auxílio para a caminhada vocacional.
"Realizamos este preparo por meio de visita familiar, conhecimento da família e apoio aos pais, dando confiança na escolha de um filho que quer estar em um seminário", ressaltou o presbítero, que também realiza acompanhamentos via e-mail, telefone e pelas redes sociais, mas sempre priorizando o contato "pessoal, físico, humano e fraterno."
O vocacionado pode participar de encontros com os padres da Congregação do Sagrado Coração, além de marcar visitas para conhecer o seminário e buscar conselhos. "Há um método de formação que aplicamos e que ajuda os vocacionados a discernirem nesta opção de vida", completou Padre Marcos.
Ao final do contato que a Gaudium Press teve com Padre Marcos, o sacerdote expressou seus sinceros sentimentos aos jovens e pediu para que o Senhor os abençoasse durante seus caminhos vocacionais, quando poderão servir aos irmãos, amando-os por amor a Deus:
"Me encanta olhar a juventude em busca de sonhos, de realizações, de conquistas e, principalmente, pela opção de vida. Como Papa Francisco pediu: "manter a esperança, deixar-se surpreender nas coisas de Deus e conservar a alegria", assim também Padre Dehon, a exemplo de Cristo: "Amar, amar, amar, em todos os momentos, em todos os lugares e em todas as situações." O jovem que se ama, ama a vida e pratica esse amor para com os outros. O jovem que ama, se valoriza, valoriza a vida e valoriza o que faz. Jovem, continue sua caminhada com fé, esperança e amor. Deus abençoe a juventude", finalizou Padre Marcos. (LMI)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas