Rio de Janeiro (Quarta-feira, 06-09-2017, Gaudium Press) O Seminário Arquidiocesano São José é o mais antigo espaço para formação de sacerdotes do Brasil. Desde 1739 é considerado uma referência na boa formação e possui confiabilidade neste processo que começa com a decisão inicial dos vocacionados até a ordenação sacerdotal.

Neste ano a instituição completa seus 278 anos de fundação, prestando serviços à Igreja e reforçando o seu compromisso com a evangelização ao favorecer a formação dos futuros presbíteros.
A fim de celebrar a data, o Arcebispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, presidiu nesta terça-feira, 5 de setembro, a Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário do Seminário, com Rito de Admissão.
A celebração eucarística teve lugar na Igreja de São Pedro, localizada na Avenida Paulo de Frontin, no Rio Comprido.
Após a cerimônia, Dom Orani também inaugurou e concedeu a benção da Imagem da Imaculada, no jardim da instituição.
O Seminário Arquidiocesano São José foi fundado através do Bispo Dom Antônio de Guadalupe. Suas primeiras instalações localizavam-se na encosta do Morro do Castelo, no início da ladeira que mais tarde seria chamada de "Ladeira do Seminário". (LMI)
Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese do Rio de Janeiro