Goiânia - Goiás (Segunda-feira, 06-04-2015, Gaudium Press) Em Goiás, antiga capital goiana, acontece há 270 anos a tradicional procissão do Fogaréu, que na madrugada da Quinta-Feira Santa, contou com a participação de 20 mil fiéis.

O encontro realizado há centenas de quilômetros da atual capital Goiânia contou com procissão e representação teatral, mostrando as últimas horas de vida de Jesus Cristo, iluminada pelas tochas carregadas pelos fiéis que acompanhavam a apresentação pelas ruas da cidade.

Vista como uma das principais celebrações católicas no Estado, a procissão, instaurada em 1745 pelo pároco espanhol João Perestelo de Vasconcelos Espíndola, além de reviver a paixão e morte de Cristo, teve a presença de 40 pessoas encapuzadas representando soldados judeus enviados pelo sumo sacerdote Caifás para prender Jesus e levá-lo para as autoridades romanas.

A celebração tem início com a saída dos soldados do Museu Boa Morte, e descalços, estando apostos com suas tochas, sendo ainda acompanhados pelo som de tambores. Durante o percurso pela antiga capital do Estado, param em algumas igrejas buscando o paradeiro de Jesus. (LMI)