"Espero que isto possa trazer um vislumbre da esperança de Páscoa para todos nós", afirmou Dom Robert Coerver, Bispo de Lubbock, Texas.

Estados Unidos - Washington (27/04/2020 10:00, Gaudium Press) Algumas Dioceses nos Estados Unidos iniciaram um processo gradual de suspensão das restrições por conta da pandemia de coronavírus, embora cada Bispo tenha autonomia para decidir o retorno à celebração da Eucaristia de forma pública de acordo com a situação local. Após um primeiro anúncio por parte de Dom Peter Baldacchino, Bispo de Las Cruces, os prelados de Great Falls-Billings, Helena e Lubbock, apresentaram suas diretrizes para o retorno gradual ao culto público em suas jurisdições.
(Leia também: Culto religioso não pode ser limitado indefinidamente, defendem acadêmicos dos EUA)
Primeira fase do retorno gradual à normalidade
Dom Austin Vetter, Bispo de Helena, no estado de Montana, empregou uma mensagem em vídeo para descrever aos fiéis locais qual seria a "primeira fase" do retorno gradual à normalidade, seguindo os regulamentos oficiais. "Isso nos permite começar a nos reunir para a Eucaristia", declarou. Aplicando as regras, no domingo, 26 de abril, o culto público já foi iniciado nos templos, cumprindo certas normas de espaço disponível e de materiais de limpeza e desinfecção.
Espaços adequados e distância social
De maneira semelhante, o Bispo de Billings-Great Falls, Dom Michael Warfel, dedicou uma Carta aos fiéis para anunciar a revogação da restrição à celebração pública dos sacramentos. "As celebrações públicas dos sacramentos estão permitidas desde que existam os espaços adequados e se mantenha a distância social", indicou o prelado. As Confirmações e Primeiras Comunhões podem ser realizadas com a presença exclusiva de padrinhos e familiares imediatos, assim como a celebração do Sacramento do Matrimônio.

Vislumbre da esperança de Páscoa
(Leia também: A Igreja não pode viver de Missas virtuais, alerta Arcebispo do Paraguai)
Dom Robert Coerver, Bispo de Lubbock, Texas, publicou uma carta e um vídeo para restabelecer a administração da Sagrada Comunhão. Seguindo os regulamentos locais, as Missas ainda serão celebradas à portas fechadas e transmitidas pelos meios de comunicação, mas depois disso as mesmas poderão ser ministradas ao ar livre. Também será permitida a celebração de Missas campais, desde que seja respeitada a distância mínima entre os fiéis e o uso de máscaras de proteção. "Espero que isto possa trazer um vislumbre da esperança de Páscoa para todos nós", concluiu o Bispo. (EPC)
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas