Santo André (Segunda-feira, 05-12-2011, Gaudium Press) Em razão da proximidade do Natal, o bispo de Santo André, Dom Nelson Westrupp, dedicou o seu mais recente artigo, escrito no primeiro dia de dezembro, para explicar o verdadeiro sentido da maior festa da Igreja Católica e para criticar o comércio e o consumismo exacerbado que toma conta das pessoas nesta época do ano, que desrespeita o sentido cristão do Natal.

dom Nelson Westrupp Guarulhos psdb josé-serra 1-milhão-de-panfletos-contra-Dilma um-milhão-de-panfletos igreja-católica golpe OAB polícia.jpg
Dom Nelson pediu que os fiéis não deixem "que o barulhento 'papai noel'" sufoque o verdadeiro espírito do Natal.

"O consumismo exagerado vai tomando conta dos corações, sobrando pouco espaço para as coisas do Alto", afirma o prelado no início do texto, explicando que "bem antes do Natal, as lojas já começam a se enfeitar de luzes e objetos natalinos, nem sempre relacionados ao Aniversariante de 25 de dezembro. O que conta é fomentar as compras de fim de ano e esquentar o comércio...", diz.

Segundo Dom Nelson, no entanto, diante desta triste constatação, nossa reação deve ser alegre e contagiosa. "Urge buscar caminhos novos para resgatar a presença do Menino Jesus nos corações e nos ambientes que frequentamos. Não podemos deixar que o Natal vire festa pagã!", afirma, pois, segundo ele, "do que adianta abarrotar a casa de 'coisas', se o coração ficar vazio de Deus".

Neste sentido, o prelado convida cada família cristã da Diocese, a montar em sua casa, "num 'lugarzinho' nobre da sala, um lindo presépio, com imagens de Maria, José e o Menino Jesus, não esquecendo dos anjos, dos pastores, dos cordeirinhos, dos bois, dos Magos... Enfim, um presépio esplendoroso, com toques de simplicidade, humildade, harmonia, paz e serenidade..., virtudes do Menino Deus que repousa serenamente na Manjedoura e nos braços de Maria".

Em sua luta contra o consumismo, Dom Nelson pede que os fiéis não deixem "que o barulhento 'papai noel'" sufoque o verdadeiro espírito do Natal. "Pacificamente lutemos para re-introduzir o Menino Jesus na sociedade e no coração das pessoas. Haverá mais ternura e mais misericórdia".

"Entre comigo nessa corrente! Convide seus amigos a fazerem o mesmo. Não adie para o ano que vem! Vamos criar um clima de Natal, fazendo do Presépio ponto de referência obrigatório para a família se encontrar na Noite Santa e agradecer ao Deus-conosco. Ele quer nascer outra vez em sua e nossa família", conclama o prelado.