Cidade do Vaticano (Segunda-feira, 28-02-2011, Gaudium Press) O mundo da comunicação necessita de valores espirituais, e este é o dever dos crentes, disse hoje o Papa. Bento XVI recebeu pela manhã participantes da Assembleia Plenaria do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais (PCCS) a qual, a partir de hoje até o dia 4 de março, discutirá o tema das linguagens modernas das comunicações.
Neste sentido, o Papa concordou que as novas possibilidades propiciadas pelas novas tecnologias começaram a mudar a comunicação, a cultura e as relações entre os homens. No entanto, sublinhou a necessidade de uma atenção específica às linguagens, explicando que o homem não somente "usa", mas em um certo sentido "habita" a linguagem.
"As novas linguagens que de capacidade analítica tornam-se mais intuitivas e analíticas orientam a uma diferente organização lógica do pensamento e da relação humana de hoje. Entre os riscos que existem, estão a perda da interioridade, a superficialidade no viver as relações, a fuga na emotividade, o prevalecer da opinião mais convincente em relação ao desejo de verdade", afirmou o Papa.
Segundo o pontífice, os crentes, especialmente, são chamados a "ter a coragem de pensar de maneira mais profunda", porque a comunicação digital de hoje "comporta uma relação cada vez mais estreita e ordinária entre o homem e as máquinas, dos computadores ao telefones celulares". "Quais serão os efeitos dessa relação constante?", perguntou o Papa.
Para Bento XVI, os novos desafios que a cultura digital traz para a Igreja remetem "aos valores espirituais, que permitirão promover uma comunicação verdadeiramente humana". Ele fornece como modelo de comunicação a comunicação bíblica que, "segundo a vontade de Deus, é sempre ligada ao diálogo e à responsabilidade - como testemunham por exemplo as figuras de Abraão, Moisés, Jó e os Profetas - e nunca à sedução linguística".
Assembleia
A Plenária do PCCS terá três momentos particulares. Hoje à tarde, D. Franco Lever, e D. Fábio Pasqualetti, professores da Pontifícia Universidade Salesiana, discorrerão sobre as dinâmicas da mídia.
Amanhã, Frei Eric Salobir, autor do programa "Le jour du Seigneur" ("O Dia do Senhor") apresentará a diferença entre os serviços digitais e televisivos na realização e apresentação na web. Na quarta-feira, os convidados serão do Reino Unido, que estavam envolvidos nas estratégias comunicativas da recente viagem do Papa ao país.
O PCCS está trabalhando em um documento que oferecerá orientação pastoral para a cultura da comunicação digital de hoje.
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 297, Setembro 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 296, Agosto 2026
Revista Arautos do Evangelho, Ano XXV, nº 295, Julho 2026
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas