Ao contemplarmos as fotos que ilustram estas páginas, logo nos assalta a ideia de uma magnificência escachoante e quase excessiva. Diríamos até que estamos diante de uma guerra civil de cores!
O azul escalou o teto e se assenhoreou dessa posição. Mas nervuras policromadas e estrelas douradas se insurgem, abrindo nele numerosas brechas. Mais à frente, a cor do céu bate em retirada ante o ouro de enormes medalhões com figuras sagradas.
Nas paredes, as colunas não se contentam com um só tom e fazem a perigosa mistura de anil e vermelho. Já os afrescos, de lado a lado, de alto a baixo, porfiam por cada metro quadrado e parecem empenhados no concurso de ser, cada qual, o mais vivaz.
Eles só não se ofuscam mutuamente porque todos são pinturas de Giotto, um dos maiores artistas da História. As cores, irrequietas, extravasam das pedras e invadem as janelas: são os vitrais, que disputam e ressaltam o esplendor das paredes.
Todo esse fragor colorido tornar-se-ia uma guerra civil, de fato, se a largura da nave e a altura das ogivas não fizessem uma clareira suficientemente espaçosa para albergar, em fraternal convívio, tanta tinta e beleza.
* * *
Tal exuberância nos patenteia uma verdade: quem construiu esta igreja procurou edificar um degrau para o Céu.
Mas… e os pobres? Não seria melhor arrancar o ouro do edifício a fim de transformá-lo em víveres para os necessitados? Por que não tornar essas pedras em pão para o esfomeado?
Ao tentador, que Lhe fizera análoga proposta, Nosso Senhor Jesus Cristo respondeu que “não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus” (Mt 4, 4). E da boca de Deus procede não apenas a Revelação que se imprimiu na Bíblia, como também a que se condensou nas criaturas.
Com efeito, a criação é um livro que fala de seu Artífice. As criaturas são outras tantas palavras do Onipotente e, por mais mudas que sejam, elas “narram a glória de Deus” (Sl 18, 2).
Por isso São Francisco de Assis convidava o universo material a honrar o Invisível: “Louvado sejas, meu Senhor, com todas as tuas criaturas, especialmente o senhor irmão sol, o qual […] de Ti, Altíssimo, traz o significado”.1
E, sendo assim a criação um compêndio de metáforas de Deus, o Poverello ordenou aos seus filhos mendicantes que construíssem as igrejas e ornassem o culto da mesma forma como o Eterno criou o universo: formosa, magnífica e desmedidamente.
O espaço sagrado se tornaria um espelho da Beleza Incriada e um tabernáculo condigno da Eucaristia: “Se em algum lugar”, escrevia o Santo de Assis, “o Santíssimo Corpo do Senhor estiver muito pobremente colocado, de acordo com as prescrições da Igreja, seja por eles colocado com destaque em lugar precioso e seja levado com grande veneração”.2
Por isso, “devem ter preciosos os cálices, corporais, ornamentos do altar e tudo o que se refere ao sacrifício”.3
Mandava, em suma, que se imitasse o modelo já posto por Deus, a Jerusalém Celeste, da qual se diz que se “assemelhava seu esplendor a uma pedra muito preciosa, tal como o jaspe cristalino” (Ap 21, 11).
Honra e mérito aos franciscanos que ouviram seu pai e levantaram este templo! Não se deram ao trabalho – insano, aliás – de dar ao indigente a única coisa de que ele não precisa: um lugar miserável. Isso já lhe sobra em casa…
Fizeram, pelo contrário, uma igreja rica para os pobres.
* * *
Sim, para os pobres! Em primeiro lugar, para aquele que se tornou o pobre por antonomásia, São Francisco, cujo corpo repousa em seu lar, nesta basílica de Assis. E, ao lado dele, há espaço para todos os demais.
Pois a igreja é o palácio do Rei dos reis, aberto tanto ao mais nobre dos príncipes quanto ao mais pobre dos indigentes. Ela admite todos os fiéis, pequenos e grandes. Mas – sublinhemos – é um palácio, porque é um ambiente destinado a falar do Céu, como lugar privilegiado para se entrar em contato com Deus.
Novembro de 2026, nº 299
Outubro de 2026, nº 298
Setembro de 2026, nº 297
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas