As comemorações da coroação canônica da Virgem de Chiquinquirá, realizada em 9 de julho de 1919, revestiram-se de especial solenidade neste ano do centenário.
Começaram em 6 de julho, sábado, com a Missa Pontifical celebrada por Dom Oscar Urbina Ortega, Arcebispo de Villavicencio e Presidente da Conferência Episcopal Colombiana, tendo como concelebrantes o Núncio Apostólico, Dom Luis Mariano Montemayor, e cerca de setenta outros Bispos (foto 1).
Quase cinco mil fiéis acompanharam o ato litúrgico através dos telões instalados no exterior da basílica.
Durante a Eucaristia renovou-se a consagração do país a Maria Santíssima e, em seguida, procedeu-se à cerimônia de descida da imagem até a parte de trás do altar-mor, onde foi exposta à veneração dos fiéis, com escolta do Batalhão da Guarda Presidencial.
No fim desse mesmo dia, rezou-se o Santo Rosário diante da imagem da padroeira, na praça da basílica (foto 2).
Por expresso desejo dos padres dominicanos, que a custodiam desde 1636, o coro e orquestra dos Arautos do Evangelho solenizou todas as cerimônias, e quatro membros desta instituição levaram para o exterior do templo o milagroso quadro (foto 3).
No dia 9 de julho houve Missa solene, presidida pelo Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Legado Pontifício, da qual participou o presidente colombiano, Iván Duque Márquez.


Outubro de 2026, nº 298
Setembro de 2026, nº 297
Agosto de 2026, nº 296
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas