É preciso ser bem ignorante para negar, mesmo apenas do ponto de vista prático, o poder da arte. Ela foi a auxiliar mais segura da mística e da Liturgia durante a Idade Média; ela foi a filha amada da Igreja e sua intérprete, encarregada de exprimir seus pensamentos, de expô-los nos livros, nos pórticos das catedrais e nos retábulos, para as massas.
Era ela que comentava os Evangelhos e abrasava as multidões; que as lançava, sorrindo em alegres orações, aos pés dos presépios, ou as sacudia com soluços ante os conjuntos lacrimosos dos calvários; que as fazia ajoelhar, estremecidas, quando em maravilhosas páscoas Jesus ressuscitado sorria, apoiado em sua enxada, para a Madalena, ou as erguia ofegantes, bradando de alegria, quando em extraordinárias ascensões Cristo, subindo para um Céu dourado, alçava sua mão transpassada, da qual corriam rubis, para abençoá-las.
Tudo isso está distante, infelizmente. Em que estado de abandono e de anemia se encontra a Igreja, depois que ela se desinteressou da arte e que a arte retirou-se dela! Ela perdeu seu melhor modo de propaganda, seu mais seguro meio de defesa.
Parece então que agora, quando é assaltada e faz água de todos os lados, a Igreja deva suplicar ao Senhor que lhe envie artistas, cujas obras operariam certamente mais conversões e lhe trariam mais aderentes, do que estes realejos vazios que seus padres […] vertem sobre a cabeça resignada dos fiéis do alto dos púlpitos.
Novembro de 2026, nº 299
Outubro de 2026, nº 298
Setembro de 2026, nº 297
Quem são os Arautos do Evangelho?
Auxílio dos Cristãos
Músicas Natalinas