Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano XIX, nº 226, Outubro 2020

Assine agora


Plinio Corrêa de Oliveira


O Rosário, caminho para a vitória

Para bem compreender o valor da devoção ao Santo Rosário, analisemo-lo com maior profundidade. Após ser entregue diretamente por Nossa Senhora a São Domingos de Gusmão, a devoção ao Rosário se estendeu rapidamente por toda Igreja, ultrapassando os limites da Ordem Dominicana e tornando-se o distintivo de muitas outras ordens …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Outubro 2020

Editorial


Humildade e castidade, unidas na conquista do Céu

Numa sociedade que procura o gozo com obsessão cada vez mais exclusivista – deixando em segundo, terceiro ou último plano aquilo que, ainda ontem, seria considerado “primordial” –, o sofrimento, o infortúnio e a provação são considerados adversários mortais. Assim firmado, o mundo moderno se contrapõe à realidade da criação, …
Redação - 01, Outubro 2020

Segunda capa


A cruz é suave quando levada por amor

Minha filha – disse Jesus à Beata Alexandrina Maria da Costa, no dia 3 de janeiro de 1935 – o sofrimento e a Cruz são a chave do Céu. Sofri tanto para abri-lo à humanidade, e para muitos foi inútil! Dizem: “não há inferno!” Eu morri por eles, e declaram …
Pe. Mariano Pinho, SJ - 01, Outubro 2020

A Voz dos Papas


A oração do Santo Rosário

Temos afirmado várias vezes, e recentemente repetimos na Encíclica Divini Redemptoris, que o único remédio para os males cada vez mais graves de nosso tempo é o retorno a Cristo e aos seus santíssimos preceitos. De fato, só Ele “tem palavras de vida eterna” (Jo 6, 68), e nem os …
Papa Pio XI - 01, Outubro 2020

Comentário ao Evangelho


Um convite a restaurar a harmonia do Paraíso

Naquele tempo, 15os fariseus fizeram um plano para apanhar Jesus em alguma palavra. 16Então mandaram os seus discípulos, junto com alguns do partido de Herodes, para dizerem a Jesus: “Mestre, sabemos que és verdadeiro e que, de fato, ensinas o caminho de Deus. Não Te deixas influenciar pela opinião dos …
None - 30, Setembro 2020

Diversos


Castidade: nosso paraíso interior

Como devia ser sublime a vida do homem no Paraíso Terrestre! Podemos imaginar quão nobre era a natureza: as plantas, os rios, os animais… Que espetáculo apresentavam os pássaros ao erguer aos céus o seu canto! Que sabor perfeito possuíam os frutos das árvores que lá havia! Como o convívio …
Ir. Mariana Morazzani Arráiz - 01, Outubro 2020

Singelo mas expressivo gesto

O valor moral de uma pessoa reside, sobretudo, na atitude de refrear as más paixões e ordenar os afetos da alma conforme a vontade de Deus. Entretanto, essa disposição deve refletir-se também de alguma forma no exterior: na conduta, palavras e vestuário. E a virtude que a isso nos convida, …
Ir. Maria Gabriela Carvalhaes Fiúza - 01, Outubro 2020

Não podemos mais o esconder: Ele é Deus!

Se às aventuras portuguesas de além-mar Luís de Camões chamou “cristãos atrevimentos”,1 que palavras usaria em seus escritos ao considerar as santas proezas que marcaram de ponta a ponta o século IV? Obrigados ao culto clandestino e subterrâneo em Roma, os cristãos perseguidos que viveram entre o final do século …
Arthur Felipe Grando Leal - 01, Outubro 2020

Plinio Corrêa de Oliveira


Santos Anjos Custódios – Protetores e advogados do homem

Enquanto o otimismo moderno, devido à mentalidade obsessiva do happy end, é muito propenso a achar que em nada existe luta, dificuldades e perigos, a Igreja, pelo contrário, nos ensina que esta vida é um combate semeado de riscos materiais e espirituais. Por isso, a Providência Divina dispôs um Anjo …
Plinio Corrêa de Oliveira - 01, Outubro 2020

Vida dos Santos


São Francisco de Assis – A alegria da despretensão e da entrega total

Nos últimos fulgores do século XII, no seio de uma abastada família da cidade de Assis veio à luz um varão enviado por Deus, cujo nome era, inicialmente, João (cf. Jo 1, 6). Sua mãe, mulher muito piedosa chamada Pica, deu-lhe esse nome sem o conhecimento do pai, Pedro de …
Bruna Almeida Piva - 01, Outubro 2020

Diversos


O pintor de Veneza

Giovanni Antonio Canal abriu os olhos para o mundo em Veneza, no dia 18 de outubro de 1697. Espírito criativo, borbulhante e perspicaz – numa palavra, veneziano –, o pequeno Canal, apelidado Canaletto, nasceu em berço de artista: seu pai, Bernardo Canal, cenógrafo e decorador, ganhava a vida nos bastidores …
Gabriel Borges Bonfim Silva - 30, Setembro 2020

Dona Lucilia


Serenidade face às piores tragédias

Atraídos pela serenidade que tanto caracterizou a inocente alma de Dona Lucilia, muitos nos escrevem para relatar as graças alcançadas por seu intermédio, realçando a infalível e jeitosa proteção desta senhora em situações que pareciam irremediáveis. Além do êxito em vencer as dificuldades, o fator comum de todos os benefícios …
Elizabete Fátima Talarico Astorino - 01, Outubro 2020

Arautos no Mundo


Arautos no Mundo

Ao finalizar essas considerações, o desejo de determinar a virtude primordial praticada pelo Beato Miguel Rua, capaz de resumir seus dias nesta terra, é inevitável. Sua própria vida, porém, sana esta interrogação: a admiração por São João Bosco! Essa virtude foi seu fluxo vital: com as asas da admiração, ele …
- 30, Setembro 2020

Aconteceu...


Aconteceu na Igreja e no mundo

S e às aventuras portuguesas de além-mar Luís de Camões chamou “cristãos atrevimentos”,[1] que palavras usaria em seus escritos ao considerar as santas proezas que marcaram de ponta a ponta o século IV? Obrigados ao culto clandestino e subterrâneo em Roma, os cristãos perseguidos que viveram entre o final do …
- 30, Setembro 2020

História para crianças


A recompensa de um humilde fracasso

Num longínquo reino havia uma região serrana belíssima, com altas montanhas e profundos vales. Seu clima ameno convidava os habitantes a assumirem um estado de alma sereno e cheio de suavidade; e o escachoar de seus riachos parecia cantar a inocência daquela gente tão simples, mas cheia de piedade. Nesta …
Lorena Mello da Veiga Lima - 01, Outubro 2020

Páginas finais


Águas que proclamam o triunfo de Maria

Serenas, impávidas e gloriosas, as águas do Golfo de Lepanto fascinam ainda hoje o olhar e o espírito daqueles que percorrem suas encostas, indagando quais histórias encerra aquele lugar incomum. Mas tal encanto não se deve às inspirações de Homero ou ao brilho do raciocínio de Aristóteles, que um dia …
Ir. Carmela Werner Ferreira - 01, Outubro 2020

Quarta capa


Mais excelsa que os Céus

Ave, verdadeiramente cheia de graça, pois sois mais santa que os Anjos e mais eminente que os Arcanjos. Ave, cheia de graça, porque sois mais admirável que os Tronos, mais dominadora que as Dominações e de virtude maior que as Virtudes. Ave, cheia de graça, que sois superior aos Principados …
São João Damasceno - 01, Outubro 2020
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos