Guadalupe recebe a maior peregrinação de sua história
Embora os mexicanos estejam acostumados ao afluxo de milhões de fiéis no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na capital do país, as cifras de 2018 superaram todas as expectativas: 10,6 milhões de peregrinos homenagearam a padroeira por ocasião de sua festa, a 12 de dezembro. Em 2017, mais de 7,2 milhões de pessoas visitaram a Basílica de Guadalupe no mesmo período.
Os romeiros começaram a afluir em direção à basílica no domingo 9 de dezembro. Na madrugada do dia 12, a multidão congregada na praça “despertou” Nossa Senhora com o tradicional canto das Mañanitas, melodia dedicada a quem faz aniversário.
Califórnia renova consagração a Nossa Senhora
No dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, católicos de diversas cidades da Califórnia, Estados Unidos, se reuniram para renovar a consagração do estado à Santíssima Virgem. O evento, que se realiza pelo segundo ano consecutivo, ocorreu simultaneamente em vinte paróquias e constou da celebração da Santa Missa, procissão com a imagem de Nossa Senhora e recitação do Rosário, além do ato de consagração pelo qual se confiou a Califórnia à proteção da Mãe de Deus.
A iniciativa, denominada Consecrate California, partiu de um grupo de leigos de Los Angeles, e conta com o apoio de Dom Salvatore Cordileone, Arcebispo de San Francisco, e de Dom Robert Francis Vasa, Bispo de Santa Rosa.
Iraque declara Natal como feriado nacional
O governo do Iraque declarou oficialmente o dia 25 de dezembro como feriado nacional, para marcar “o nascimento de Jesus Cristo”. A medida foi adotada a pedido do Patriarca Caldeu da Babilônia, Cardeal Louis Raphaël I Sako.
Até então o Natal era considerado como dia de descanso religioso somente para a comunidade cristã. Agora, a alteração aprovada pelo Parlamento estende o feriado a todos os habitantes do país, dos quais 95% são muçulmanos. O número de cristãos no Iraque é de apenas trezentos mil.
Pelas ruas de Valência ressoaram cânticos natalinos
No dia 16 de dezembro, mais de mil e quinhentas crianças da cidade espanhola de Valência, alunos de cerca de quarenta estabelecimentos de ensino públicos e diocesanos, formaram dezenas de corais para interpretar cânticos natalinos pelas ruas do centro histórico.
O programa começou com a apresentação de uma música, em conjunto, em frente à porta românica da catedral. Ao meio-dia todos se dirigiram ao Palácio Arquiepiscopal para rezarem o Ângelus com o Cardeal Antonio Cañizares Llovera, o qual também abençoou as imagens do Menino Jesus pertencentes às crianças.
Pequeno povoado indiano inaugura grandiosa igreja
Em Neotan, um pequeno povoado da Diocese indiana de Miao, que só recebeu a semente do Cristianismo dezenove anos atrás, foi inaugurada uma espaçosa igreja em honra ao Sagrado Coração de Jesus, com capacidade para duas mil pessoas sentadas. Construída exclusivamente com doações locais, ela se tornou a maior igreja do Estado de Arunachal Pradesh, fronteiriço com Myanmar.
A cerimônia de dedicação aconteceu no dia 5 de dezembro e foi presidida pelo secretário geral da Conferência Episcopal Indiana, Dom Theodore Mascarenhas, SFX. Dela participaram outros três Bispos e cerca de dois mil fiéis.
Ao término da celebração, houve o lançamento de um livreto com hinos e orações da Missa no dialeto local.
Mensagem de Natal da Rainha da Inglaterra
Na tarde do dia 25 de dezembro, foi transmitida pela televisão e internet, para todos os países da Commonwealth, a mensagem oficial da Rainha Elizabeth II da Inglaterra por ocasião do Natal. Nela, após refletir sobre os principais fatos acontecidos durante o ano no país e na família real, a soberana concluiu:
“Em nossos dias, a história do Natal conserva todo o seu atrativo, pois ela não oferece explicações teóricas para as incertezas da vida. Trata, pelo contrário, do nascimento de um Menino e das esperanças que esse nascimento, ocorrido há dois mil anos, trouxe para o mundo.
“Quando Jesus veio ao mundo poucos o reconheceram; hoje, milhões de pessoas O seguem. Acredito que sua mensagem de paz na terra e boa vontade para com todos nunca deixará de ser atual. Ela pode ser ouvida por todos e é mais necessária do que nunca.
“Desejo a todos um feliz Natal!”
Restaurada a Basílica da Natividade
Após cinco anos de trabalhos de restauração, a histórica Basílica da Natividade voltou a manifestar o esplendor original de seus mosaicos e colunas, atraindo para Belém um número recorde de visitantes no mês de dezembro.
O venerável templo foi edificado no século IV a pedido de Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, no local onde nasceu Nosso Senhor Jesus Cristo. A estrutura atual do edifício data do século VI, quando Justiniano I, imperador de Bizâncio, ordenou sua reconstrução. Por causa dos numerosos conflitos políticos e religiosos que assolaram a região, várias partes da basílica passaram mais de seiscentos anos sem nenhum tipo de manutenção.
A restauração se iniciou em 2013, ano em que a UNESCO declarou o templo como Patrimônio da Humanidade, e deve ser concluída em 2020. Entre os trabalhos já terminados destaca-se a renovação das vigas do telhado, assim como a limpeza de cento e vinte metros quadrados de um grande e lindíssimo mosaico que cobre as paredes principais. Em 2019, ano no qual se espera que 1,2 milhão de peregrinos visitem a basílica, serão restauradas as colunas, o mosaico do piso, os azulejos e o jardim da entrada.