Situado a 25 quilômetros da capital, o município de Tocancipá acolhe a Igreja Nossa Senhora de Fátima, pertencente aos Arautos do Evangelho, que foi dedicada em 8 de agosto de 2015 pelo Bispo de Zipaquirá, D. Héctor Cubillos Peña.
Em pouco tempo, este espaçoso templo dedicado à Santíssima Virgem se tornou um centro de peregrinação para os fiéis colombianos, que ali se aglutinam a cada fim de semana para participar das Santas Missas e atividades pastorais promovidas pelos Arautos.
Assim, nos domingos e dias de preceito, são milhares de pessoas que comparecem a cada Celebração Eucarística realizada, formando verdadeiras caravanas de peregrinos.
Para as cerimônias de Semana Santa os Arautos do Evangelho contavam com a participação diária de aproximadamente 6 mil pessoas, mas o número acabou sendo muito maior.
Do Domingo de Ramos ao da Páscoa, cerca de 9 mil fiéis compareceram a cada uma das cerimônias, o que obrigou muitos deles a acompanhá-las nos telões instalados do lado de fora da Igreja.
Domingo de Ramos
Foram celebradas três Missas, às 10, 12 e 16 horas. Em cada uma delas o povo se aglomerava para receber a bênção dos ramos.
Grande parte dos fiéis permaneceu sob uma enorme tenda montada para aqueles que não tinham lugar na Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Arautos na Colômbia, Domingo de Ramos
Quinta-Feira Santa
A Celebração em que se comemora a Missa da Instituição da Eucaristia realizou-se às dezessete horas.
Um ambiente de muita solenidade se criou quando os jovens estudantes dos Arautos acompanharam em procissão, portando tocheiros, o Santíssimo Sacramento até o Monumento.
Arautos na Colômbia, Quinta-Feira Santa
Paixão do Senhor
Às quinze horas, momento em que Cristo expirou, iniciava-se a Celebração da Paixão do Senhor na Igreja Nossa Senhora de Fátima.
Parte emocionante da cerimônia foi quando os membros do setor feminino dos Arautos conduziram a imagem de Jesus chagado para encontrar-se com a imagem da Virgem Dolorosa.
Arautos na Colômbia, Paixão do Senhor
Vigília Pascal
Sob a luz de milhares de velas realizou-se a cerimônia da Vigília Pascal. O Pe. Carlos Tejedor, EP, deu início ao rito, marcando o círio pascal à entrada da igreja.
Em seguida, todo o templo iluminou-se com a procissão silenciosa dos fiéis, que foram tomando lugar para participar da Celebração Eucarística.