O Batismo foi instituído por Jesus Cristo para a salvação dos homens. Se bem não seja ele aplicável a outros seres, pode-se, por analogia, usá-lo como termo de referência.
O Monte Tabor, o rio Jordão, o Cenáculo, etc., pode-se dizer que foram "batizados" pela passagem de Jesus. Assim, há certas regiões que são marcadas pela presença de altas figuras.
É o que ocorre anualmente em Castel Gandolfo.
Quem, ao se aproximar do lago Albano por ocasião do inverno, não sentirá no fundo de sua alma a expectativa que aquelas águas têm do próximo verão no qual serão abençoadas e como que "rebatizadas" pelo descanso de Sua Santidade o Papa?
Desde há quase quatro séculos, os Papas passam os meses quentes nessa residência pontifícia.
De 10 de julho até meados de setembro deste ano, S.S. João Paulo II residirá no agradável palácio, circundado por amplos parques, dedicando boa parte de seu tempo ao repouso, leitura e oração.
As atividades, no entanto, não cessarão por completo nesse período.
Além dos encontros com jovens em 19 de julho e 9 de agosto, ele receberá semanalmente os fiéis nas habituais audiências de quarta-feira e de domingo, para a prece do Ângelus.
O Papa manifestou também o desejo de aproveitar a oportunidade para terminar a redação de um novo livro: uma meditação-testemunho sobre seu ministério episcopal.
Além disso, está redigindo uma exortação apostólica sobre a figura do Bispo, como conclusão do recente Sínodo mundial.