Uma das áreas de nosso país mais beneficiada pela nossa diversidade étnica é a gastronomia, na qual se encaixam harmonicamente as iguarias mais diversas.
Com essa largueza do paladar nacional, não é de estranhar que aqui seja muito apreciado um creme de origem russa, cuja suavidade lembra mais os palácios de São Petersburgo que as rudezas da estepe siberiana e das montanhas do Cáucaso.
Simples de preparar, além de nutritivo – o que é ótimo para os mais jovens –, é um alimento leve que pode ser saboreado em qualquer refeição.
Ingredientes
- Meio quilo de ricota
- 3 ovos
- 1 ½ xícara (chá) de açúcar
- 1 frasco de essência de baunilha
- 100 g de manteiga
- 200 g de passas de corinto
- raspa da casca de um limão
- raspa da casca de uma laranja.
Modo de preparo
Bater no liquidificador os três ovos (clara e gema), a essência de baunilha, 100 gramas de manteiga, o açúcar e as raspas do limão e da laranja.
Aos poucos, acrescentar a ricota em pequenas porções. Se as lâminas do liquidificador não conseguirem girar por causa da densidade do creme, acrescentar leite, apenas o suficiente para poder bater toda a ricota.
Despejar suavemente sobre uma travessa funda, de vidro ou porcelana, camadas sucessivas de passas e creme. Levar à geladeira por pelo menos três horas. O sabor fica mais bem realçado após 24 horas de refrigeração.
Para dar colorido, na hora de servir pode-se acrescentar cerejas em calda e folhas de hortelã, em forma de pequenos buquês.