Depois de levar a Fátima 8 mil participantes da Campanha “O Meu Imaculado Coração Triunfará”, em maio passado, os Arautos reuniram igual número no mesmo local, no último dia 10 de julho.
Desta feita, tratava-se do III Encontro Nacional do Apostolado do Oratório “Maria, Rainha do Terceiro Milênio”.
Peregrinando de lar em lar, o Oratório vai conquistando Portugal: são já 150 mil as famílias que o recebem todo mês!
O anfiteatro Paulo VI, do Santuário de Fátima, foi insuficiente para conter os milhares de presentes, tornando necessário instalar telões nos auditórios contíguos, para a transmissão do evento.
Vindo especialmente de Roma, o Pe. Fernando Guimarães, CSSR, da Congregação para o Clero, entusiasmou aquele numeroso público, falando-lhe sobre Maria e a Nova Evangelização:
Todos os cristãos somos chamados a ser anunciadores do Evangelho. […] Cada um dos senhores, cada trinta famílias que cada um dos senhores está animando, está ajudando a Virgem de Fátima a realizar o seu anúncio e a sua profecia: Portugal conservará a fé com Maria, unidos, formando a Igreja sob o cajado de Pedro, vivo na pessoa do Papa.
Também os Apóstolos foram Arautos do Evangelho
Na Missa celebrada na Capelinha das Aparições, o Bispo Emérito de Macau, Dom Arquimínio Rodrigues da Costa, afirmou:
Hoje, a esperança de renovação e dinamização da Igreja está, sobretudo, nos Movimentos que o Espírito Santo tem suscitado entre nós. Eles são considerados, e com razão, o início duma nova primavera para a Igreja.
O vosso carisma apresenta-se como um Movimento eminentemente eclesial.
Também os Apóstolos foram, há vinte séculos, arautos do Evangelho. […] Na medida em que cada um for um Evangelho vivo, nessa medida será evangelizador. […]
Ao lado dos Apóstolos, podemos ver em Maria um arauto do Evangelho: Arauto silencioso, mas eloquente. Neste sentido, Ela é um exemplo para vós. […] Imitando-A, vós anunciais ao mundo o Evangelho vivo que foi o Coração Imaculado de Maria.
O comentário de uma jovem de Castanheira de Pêra exprime o sentimento geral:
Nunca vi uma coisa tão maravilhosa como a que vocês me deram a mim, e a milhares de pessoas que comigo assistiram. Andei muito afastada da Igreja.
Um dia veio ter a minha casa o Oratório, e desde que vocês começaram a me escrever, voltei a frequentar a Igreja. Adorei o Encontro. Como vocês têm um grupo tão maravilhoso! Eu sinto que vocês são a fonte em que eu devo ir beber.
E uma senhora de Tomar exclamou: “Estremeci de emoção na hora da coroação da imagem de Nossa Senhora, e tive a certeza de que muito em breve se realizará a promessa: O meu Imaculado Coração triunfará!”