Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as províncias superiores e chegou a Éfeso, onde encontrou alguns discípulos e indagou deles: “Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé?”
Responderam-lhe: “Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo!”
“Então em que batismo fostes batizados?” – perguntou Paulo. Disseram: “No batismo de João”.
Paulo então replicou: “João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse n’Aquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus”.
Ouvindo isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam.
Eram ao todo uns doze homens. Paulo entrou na sinagoga e falou com desassombro por três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus (At 19, 1-8).