Durante os últimos dias de Dr. Plinio, o Autor sentiu-se sustentado por uma especial graça de alegria, que o ajudou a preparar o Grupo para o fato dramático e doloroso do falecimento do fundador.
Tendo-o amado tanto em vida, dir-se-ia que uma tristeza mortal se apossaria de seu estado de ânimo ao vê-lo expirar. Mas a Providência não o quis assim.
Uma ideia o consolava: Dr. Plinio era um profeta de tal grandeza que, mesmo morto, de alguma forma era imortal.
Um homem de sua estatura moral não poderia desaparecer nas brumas da História como tantos outros. Sim, ele interviria no curso dos acontecimentos para favorecer a vitória do bem e acelerar a derrota do mal.
Desse modo, o efeito da morte de Dr. Plinio para o Grupo foi um surto de novas graças, que a todos encheu de júbilo pela certeza da iminente queda da Revolução.
De sua parte, o Autor passou a perceber em si uma ação sempre mais intensa do espírito de Dr. Plinio. Sentia-o atuante em seu interior, de forma difícil de exprimir com palavras.
Tal havia sido o imbricamento com Dr. Plinio que, estando ele agora na eternidade, por um verdadeiro fenômeno místico acentuava-se sua presença no mais íntimo do coração desse filho.
Por outro lado, aos olhos do Autor essa inspiração sobrenatural se fazia patente também nos demais seguidores de Dr. Plinio que se mantinham unidos no entusiasmo e na fidelidade a seu mestre.
Sua figura estava acesa na lembrança de todos e, do Céu, ele era um emissor de santidade para seus discípulos.
Para o Autor, antes do ano de 1995, a morte de Dr. Plinio era uma questão que não se punha. Como se daria o Reino de Maria sem ele?
Pois bem, nos dias que precederam seu passamento e durante as Santas Missas celebradas em seu funeral, compreendeu: ele se tornaria imortal em sua obra.
De fato, seu espírito nela continua vivo e ativo, e, com o auxílio da Medianeira de todas as graças, assim permanecerá pelos séculos futuros.
A missão de Dr. Plinio se cumprirá através de seus filhos espirituais, tal como ele sempre esperou.
A Revolução será humilhada, condenada e derrotada, e a Igreja reflorescerá com uma beleza, uma luz e um vigor totalmente novos.