Meus irmãos, minhas irmãs!

Quero saudar todos os que vieram a esta ordenação, de modo especial os meus irmãos Bispos, as autoridades presentes, os sacerdotes, os diáconos e toda a grande comunidade da Associação dos Arautos do Evangelho que acorreram a esta celebração.

Muito especialmente, Dom Renna, Bispo de Avezzano, Itália, que preside esta celebração e também vai administrar o Sacramento da Ordem a quinze candidatos que hoje serão apresentados.

Embora não possa permanecer durante a celebração – em razão de outra reunião muito importante, ecumênica, dos dirigentes de igrejas, em que deverei estar logo mais – mesmo assim, eu quis vir aqui pela importância deste momento.

E também para cumprimentar de modo muito particular o Sr. Bispo, Dom Renna, e os Arautos do Evangelho por este momento que, para eles, certamente é histórico.

Esta Associação cresceu maravilhosamente. Nós todos estamos muito admirados e louvamos a Deus por este crescimento muito rápido da Associação dos Arautos do Evangelho, tanto aqui em São Paulo quanto no Brasil afora e por todo o mundo, em tantos países em que já estão presentes.

Uma associação cristã de direito pontifício na qual começou a surgir também o chamado de Deus para o sacerdócio. Ontem foram ordenados cinco diáconos e, hoje, quinze diáconos serão ordenados padres. 

Este é um momento extremamente importante. E eu quero cumprimentar e, com vocês, agradecer a Deus por esta graça tão grande que hoje será concedida a vocês e, em vocês, à Igreja no Brasil, à Igreja no mundo.

Eu quero fazer votos para que o Espírito Santo realmente possa ser acolhido pelos que vão ser ordenados, individualmente, pessoalmente. Porque essa acolhida pessoal é importante.

Embora o Sacramento se realize por ação de Deus, o acolhimento que damos ao Espírito faz com que os frutos desse Sacramento sejam maiores na nossa vida pessoal.

Que vocês possam ser de fato bons sacerdotes, que vocês possam ser santos sacerdotes, que vocês possam ser sacerdotes dedicados ao nosso povo, sobretudo àqueles que são mais sofridos e pobres, que mais precisam sentir junto de si o calor da Igreja, a solidariedade da Igreja especialmente nos seus Pastores, que vocês possam ser evangelizadores como se propõem.

“Arautos do Evangelho” significa anunciar com alegria esse Evangelho, que já é por si uma “Boa Nova”. 

Mas nós também devemos colocar o nosso tom pessoal de alegria por nós mesmos termos sido evangelizados por esse Evangelho que nós queremos transmitir aos outros, ou seja, que nós queremos conduzir as pessoas a Jesus Cristo, porque esse é sempre o grande trabalho do evangelizador.

Levar as pessoas, as comunidades, os povos, o mundo, a Jesus Cristo; não a nós, mas a Jesus Cristo, para que Ele realmente seja o Senhor da sua Igreja, como Ele é de fato, para que Ele seja o Pastor da sua Igreja, como Ele é de fato.

Nós somos pastores por participação; Ele é o verdadeiro Pastor. E por isso, hoje, o que vai acontecer é, sobretudo, entre vocês e Jesus Cristo, entre vocês e a Igreja, entre vocês e toda a humanidade, todo o povo de Deus.

Por isso eu quis vir aqui para manifestar a vocês minha alegria, minha satisfação, dar toda a minha bênção, todo o meu apoio, a vocês, os Arautos do Evangelho, e de modo especial a esta ordenação que hoje está sendo feita.

Dom Renna está incardinando esses novos padres dos Arautos do Evangelho na sua diocese, enquanto não tiverem a possibilidade canônica de ter o seu clero próprio.

Ou seja, vão fazer parte do clero de Avezzano, na Itália, mas, ao mesmo tempo, estarão a serviço nosso aqui; os que aqui trabalhem têm plenamente abertas as portas da nossa Arquidiocese.

Então, meus parabéns, minha bênção! 

Dom Renna, meu abraço, boas vindas e um buon soggiorno!

Obrigado a vocês!