A multidão imensa dos que alcançaram a pátria bem-aventurada nos indica o caminho que conduz a essa meta. A santidade é a exigência prioritária da vida cristã.

A nós, peregrinos aqui na terra, os santos e beatos do Paraíso nos recordam que a oração é antes de tudo o apoio de cada dia para nunca perdermos de vista nosso destino eterno.

Para muitos deles, o Rosário foi o meio privilegiado para seu diálogo cotidiano com o Senhor. O Rosário os levou a uma intimidade cada vez mais profunda com Cristo e com a Virgem santa.

O Rosário pode ser verdadeiramente um caminho simples e acessível para todos rumo à santidade, que é a vocação de todo batizado.

Que Maria, Rainha de todos os Santos, nos ajude a avançar com coragem através do caminho exigente da perfeição cristã. Que nos faça compreender e apreciar cada vez mais a oração do Rosário como caminho evangélico de contemplação do mistério de Cristo e de adesão fiel a sua vontade.

 

Excertos de Solenidade de Todos os Santos, 1/11/03.

 

No atual contexto sociocultural a afluência de bens materiais, o cuidado exasperado de si, as necessidades criadas por uma sociedade consumista fazem correr o perigo de obscurecer a voz interior de Deus, que constantemente convida a manter sólida a aliança pessoal com Ele.

Hoje existe o risco de reduzir a fé a um sentimento religioso vivido unicamente na intimidade, esquecendo que ser cristão significa assumir o compromisso de ser apóstolo de Cristo no mundo.

Que este aniversário seja uma ocasião providencial para compreender melhor que a vocação à santidade é para todos e que há que propô-la com valentia e paciência também às novas gerações.

 

Excertos de Mensagem a Dom Gastone Simoni, Bispo de Prato, Itália, por ocasião do 350º aniversário dessa Diocese.