Voltar
Conteúdo somente para assinantes

Revista Arautos do Evangelho, Ano II, nº 24, Dezembro 2003

Assine agora


Editorial


A verdadeira paz e a inocência

Na aurora da criação, os Anjos, por um simples ato de vontade de Deus, foram tirados do nada e feitos puros espíritos. Inicia-se assim a obra dos seis dias firmada na inocência. Os que se revoltaram contra o Autor da vida perderam o estado no qual haviam sido criados e …
Redação - 01, Dezembro 2003

Comentário ao Evangelho


“Se não vos tornardes como meninos, não entrareis no Reino dos Céus”

Jo 1, 1No princípio existia o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o verbo era Deus. 2Estava no princípio com Deus. 3Todas as coisas foram feitas por Ele; e sem Ele nada foi feito. 4N’Ele estava a vida, e a vida era a luz dos homens, 5e a …
Mons. João Scognamiglio Clá Dias, EP - 01, Dezembro 2003

A Voz dos Papas


A solução para os estados depressivos

Vossas sessões de trabalho, queridos congressistas, mostraram os diferentes aspectos da depressão em sua complexidade. Isto é, vão desde a enfermidade profunda, mais ou menos duradoura, até o estado passageiro, ligado a acontecimentos difíceis – conflitos conjugais e familiares, graves problemas no trabalho, estados de solidão… –, que comportam uma …
Papa São João Paulo II - 01, Dezembro 2003

Santidade, exigência prioritária da vida cristã

A multidão imensa dos que alcançaram a pátria bem-aventurada nos indica o caminho que conduz a essa meta. A santidade é a exigência prioritária da vida cristã. A nós, peregrinos aqui na terra, os santos e beatos do Paraíso nos recordam que a oração é antes de tudo o apoio …
Papa São João Paulo II - 01, Dezembro 2003

Deus não quer a ruína, mas a conversão do pecador

Deus não permanece indiferente face ao bem e ao mal. Ele entra misteriosamente em ação na história da humanidade com o seu julgamento que, mais cedo ou mais tarde, há de desmascarar o mal, defender as vítimas e indicar o caminho da justiça. Mas a meta da ação de Deus …
Papa São João Paulo II - 01, Dezembro 2003

A Voz dos Papas


Maria, a principal mestra da oração cristã

O seu nascimento [de Maria] constitui uma espécie de “prólogo” da Encarnação: Maria, como a aurora, precede o sol do “novo dia”, prenunciando a alegria do Redentor. Os mistérios gozosos fazem-nos contemplar esta alegria “que irradia do acontecimento da Encarnação” (Rosarium Virginis Mariæ, 20). Uma alegria que não ignora a …
Papa São João Paulo II - 01, Dezembro 2003

Entrevista


O carisma de Dom Bosco

Dom Fernando Legal: Desde criança, sempre quis ser padre. Um dia fui me confessar na Paróquia Santa Teresinha, dos salesianos, no bairro de Santana, em São Paulo, e demonstrei que queira ser padre. O confessor então me encaminhou para a comunidade salesiana. Fiquei esse ano lá e depois fui para …
Guy de Ridder - 01, Dezembro 2003

Vida dos Santos


João, o discípulo amado

Pelo ano 30 de nossa era, Pôncio Pilatos governava a Judeia, Herodes a Galileia, e Filipe, seu irmão, a Itureia. Caifás era o sumo-sacerdote. Deus parecia mudo em relação ao povo de Israel oprimido pelos romanos. Então, nas margens do rio Jordão, surgiu um profeta pregando desassombradamente o batismo de …
Roberto Kasuo - 01, Dezembro 2003

Maria, Paraíso de Deus


Nossa Senhora do Ó e do Bom Parto

O principal privilégio de Maria, do qual decorrem todos os demais, é o de Mãe de Deus. E todas as futuras mães recorrem com piedade e confiança à Mãe das mães. Quem trabalha na área de saú­de acompanhando casais que vivem o ciclo grávido-puerperal, pode constatar que nesse período se …
Sílvia Helena de Oliveira - 01, Dezembro 2003

Arautos no Mundo


Um dia de paz na morada da discórdia

Certo dia, duas jovens do setor feminino dos Arautos deixaram a casa onde vivem para prosseguir sua costumeira faina apostólica. Iam fazer visitas, propagar a Fé Católica, servir de instrumento para a ação da graça, enfim, procurar, de alguma maneira, aproximar de Deus e de sua Igreja as pessoas. Tais …
Ir. Elizabeth Titonelli - 01, Dezembro 2003

São Nicolau e Papai Noel: A realidade supera a lenda

Aproxima-se o Natal! Nos centros comerciais vê-se frequentemente um personagem com trajes de cores vivas, despertando a curiosidade geral e, nas crianças, a alegre expectativa dos presentes e das guloseimas. É o Papai Noel. Como surgiu essa tradição? Na realidade, existiu uma pessoa muito mais importante do que o lendário …
Pe. Ricardo José Basso, EP - 01, Dezembro 2003

Receitas culinárias


A Receita: Ceias de Natal e Ano Novo

A boa mãe, naturalmente, deseja agradar a todos. Para ajudá-la nessa importante tarefa, sugerimos servir um pernil assado, com acompanhamento bem leve, próprio a nosso clima tropical. Não se esquecendo, porém, de que o melhor da ceia será o convívio harmonioso num ambiente de benquerença entre todos os membros da …
José Mário da Costa - 01, Dezembro 2003

Diversos


De seu alto pedestal, a Virgem Imaculada abençoa o Chile

Corria o ano de 1904, e o Arcebispo de Santiago, Dom Mariano Casanova, reuniu seus sacerdotes e um grupo de leigos para estudar o melhor modo de celebrar o cinquentenário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição. Debateram-se várias ideias, até que o Pe. José Alejo propôs erigir um monumento …
Tito Alárcon - 01, Dezembro 2003

O dogma da Imaculada Conceição

Os mais antigos Padres da Igreja manifestam sua crença de que foi concedida à Virgem Maria imunidade absoluta de qualquer pecado, mesmo o original. Santo Efrém (séc. IV), insigne devoto de Maria, A exalta como tendo sido “sempre, de corpo e de espírito, íntegra e imaculada”. Para Santo Hipólito (séc. …
Redação - 01, Dezembro 2003

História para crianças


Procurou Maria, encontrou Jesus

Nos arredores de Belém de Judá, morava um inocente menino hebreu, filho de pastores. Seus pais chamaram-no Sear Jasub em homenagem ao significado profético do nome de um dos filhos do profeta Isaías: “o resíduo que voltará”. Uma noite, Sear estava no campo com seu pai e outros pastores. Acordou …
Lamartine de Hollanda Cavalcanti Neto - 01, Dezembro 2003

Páginas finais


O primeiro presépio da História

Corria o ano de 1223. A neve cobria com seu alvo manto a pequenina cidade de Greccio, no centro-sul da Itália. Os sinos repicavam festivamente, anunciando a noite de Natal. Todos os habitantes, camponeses em sua maioria, encontravam-se reunidos em torno de São Francisco de Assis, que procurava explicar-lhes o …
Victor Hugo Toniolo - 01, Dezembro 2003

Quarta capa


Da qual nasceu Jesus

A Igreja Católica – com todas as suas homenagens, com todos os seus templos, com todos os seus altares, com todo o seu respeito, com toda a sua confiança, veneração e amor – não elevou tão alto a Virgem como o fez o Evangelho com aquelas palavras tão breves e …
Redação - 01, Dezembro 2003
Junte-se a mais de 150.000 fiéis.
Receba nosso conteúdo!

Subtítulos