Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Arautos


Arautos


Ação missionária do setor feminino: Alegria que se desdobra até quem sofre
 
AUTOR: IR. ISABEL CRISTINA LINS BRANDÃO VEAS, EP
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Desejosas de transmitir a felicidade que elas sentem ao praticar a virtude, as irmãs do setor feminino procuram levar aos mais diversos ambientes uma alegria cheia de promessas, consolações e esperanças.

O bem é de si difusivo, afirma o Doutor Angélico.1 Quando alguém sente bem-estar e alegria genuínos tende a contagiá-los para os outros e, por esse motivo, as irmãs do setor feminino dos Arautos do Evangelho acabam levando para os ambientes que frequentam a benquerença que marca o convívio diário entre elas. Nas suas ações evangelizadoras prima sempre o anseio de fazer com que todos participem da mesma felicidade, haurida na devoção a Cristo e a Maria, na fidelidade à doutrina da Igreja, na prática cuidadosa dos Mandamentos da Lei de Deus.

Lar San Felice – Curitiba

Cada vez que elas visitam uma família, um asilo ou um hospital, a cada aula de catequese por elas ministrada, em cada apresentação musical feita em creches ou escolas, reina esse desejo de transmitir o bem, que se reverte também em benefício das próprias missionárias pois, como ensina a Escritura, “é maior felicidade dar que receber” (At 20, 35).

Centenas de lares visitados a cada dia

Percorrendo de norte a sul o nosso vasto Brasil, vinte duplas missionárias do setor feminino visitam diariamente cerca de cento e cinquenta residências, levando consigo um oratório de Nossa Senhora de Fátima. Trabalho semelhante se realiza no Chile, Equador, Estados Unidos e Itália.

A cada uma das famílias que as recebem, as religiosas procuram comunicar uma mensagem de alento, esperança e paz. Mostram-lhes que fomos criados à imagem e semelhança de Deus e que estamos chamados a conviver com Ele por toda a eternidade. Espera-nos na outra vida uma realidade que superará em gáudio, magnificência e esplendor qualquer maravilha passageira desta terra e compensará de maneira superabundante os padecimentos que tenhamos suportado por amor ao bem.

Ora, de nada serviriam as belas palavras das missionárias se elas não fossem acompanhadas por copiosas graças. Servindo-se desse breve encontro como instrumento, Nossa Senhora age com bondosíssimo afeto sobre as almas, sendo a dupla por vezes testemunha de verdadeiros milagres.

Lugares onde habita o sofrimento

Se o sofrimento não é raro neste vale de lágrimas, há, entretanto, um lugar onde ele habita, por assim dizer, como em sede própria: nos hospitais.

Para quem se encontra abatido por uma grave doença ou até mesmo desenganado pelos médicos, as visitas das irmãs têm servido de poderoso alívio para suas dores físicas e espirituais. A alguns são concedidas paz e resignação para enfrentar as aflições e angústias, outros têm sido revigorados com especiais forças para uma pronta recuperação.

Gratificadas por ver despontar um sorriso nos lábios e a esperança no coração dos enfermos, as missionárias procuram encorajá-los a tudo sofrer com paciência e alegria, a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo, que padeceu tormentos muito maiores por todos nós.

Maternidade Darcy Vargas – Joinville (SC)

Jovens que consolam os idosos

Nas visitas feitas pelo setor feminino aos asilos e casas de repouso dá-se um curioso contraste: as mais ativas evangelizadoras costumam ser as estudantes mais jovens. Transmitindo de maneira vivaz, tão característica da sua idade, os ensinamentos recebidos em seu ainda curto período de formação, despertam a admiração dos anciãos, que olham para elas repletos de entusiasmo, ternura e saudades do tempo passado.

Os cânticos em louvor a Nossa Senhora são também um dos eficazes meios por elas usados para levar a alegria a tantos idosos que, ao serem tratados com especial benquerença por quem tem uma longa vida pela frente, sentem-se renovados em sua piedade e no seu amor por Maria Santíssima.

Ora, tanto no cândido fervor dessas juveníssimas evangelizadoras, como no rude empenho realizado pelas duplas de missionárias que percorrem a periferia do Rio de Janeiro ou transitam as poeirentas estradas do sertão, há um elemento comum: o carisma dos Arautos do Evangelho, que, por meio da misteriosa ação do Paráclito, não deixa de agir de algum modo em todo tempo e lugar.

Movidas pelo Espírito, cheias de alegria e sem medir esforços, dezenas de irmãs, de diversas idades, regiões e países, percorrem o Brasil e o mundo fazendo o bem. Em suas bocas e corações ressoam as palavras de total prontidão do profeta Samuel: “Præsto sum!” (I Sm 3, 4).

Em números sucessivos de nossa Revista conheceremos um pouco mais desse importante e gratificante labor missionário. (Revista Arautos do Evangelho, Setembro/2019, n. 213, p. 24-25)

1 Cf. SÃO TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. I, q.5, a.4, ad 2.

 
Comentários