Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


Festa de Todos os Santos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/11/2021
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

A festa de Todos os Santos celebra os milhares de homens e mulheres que passaram aqui na Terra uma perfumada existência para o Senhor. Assim, estes que se dedicaram de corpo e mente àquilo que é importante, a Glória de seu amado Criador, são lembrados com uma festa litúrgica.

Origem da Celebração de Todos os Santos

Desde o século II os cristãos já celebravam, em um dia especial do ano, a memória de todos os que faleceram sob a mão de nosso Deus, seguindo com especial atenção as prescrições divinas.

Visto que eram comuns as execuções dos primeiros cristãos, devido a crueldade dos imperadores e generais romanos, muitos fiéis perdiam a vida em espetáculos horrorosos e intolerantes.

Estes mártires eram, assim, lembrados pela assembleia comum como heróis de fé, pois não temeram mesmo a morte.

Porém, a Festa de Todos os Santos só foi oficialmente instituída no ano 610, pelo Papa Bonifácio VI, que tomou o panteão romano das divindades e o dedicou à Nossa Senhora e a todos os santos e santas. Primeiramente, a data da comemoração era no dia 13 de abril, sendo mudada para o dia 1º de novembro pelo Papa Gregório III, com o intuito de ficar próximo do dia dos finados.

Se você ainda não leu o artigo de finados deste ano, que explica a relação entre a Igreja padecente, do Purgatório, e a Igreja Triunfante, a Igreja dos que já se salvaram e estão no céu, clique aqui.

No Brasil, contudo, por determinação da CNBB, transfere-se a data da celebração de Todos os Santos para o próximo domingo após o dia 1º de novembro, para que o povo brasileiro possa ir à Santa Celebração. No caso, neste ano de 2021, a celebração será no dia 7 de Novembro.

Como alcançar a Santidade?

O justo é aquele que cumpre com prazer a vontade de Deus. Que aceita com fé sua vontade, que entende que os desígnios divinos são infinitamente sábios e que tudo o que Ele faz é o mais perfeito.

Isto posto, podemos traduzir santidade pelas palavras de Nosso Senhor Jesus no discurso sobre o monte das oliveiras: “Bem-aventurados os pobres em espírito, bem-aventurados os aflitos, bem-aventurados os mansos, bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça”. (vide Mt 5, 1-12)

Como o cristão é um outro Cristo, ele é chamado a trilhar os passos que Cristo trilhou.

Portanto, isto significa uma vida de caridade e de bons exemplos, já que o fiel tem o chamado de ser santo, “sede perfeitos como o Pai Celeste é perfeito” (Mt, 5,48), como assim nos narra o Catecismo da Santa Igreja (cf. CIC 520).

Na busca do Reino de Deus e sua justiça, Ele dá todas as outras coisas como acréscimo. Assim, percebe-se desde já que o santo é imensamente feliz, pois não se atormenta pelas coisas da vida; ele sabe, pela sua fé, que Deus o proverá no tempo certo.

Quem de nós, portanto, não quer ser feliz? Com a celebração da Festa de Todos os Santos, o Senhor nos comunica a divina maneira de se conquistar a felicidade.

Fonte consultada: https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-todos-os-santos/167/102/
 
Comentários