Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


Comemoração do Santíssimo Nome de Jesus
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Celebração do dia 03 de janeiro

Na celebração litúrgica de hoje, a Igreja comemora o Santíssimo Nome de Jesus. Este nome se tornou único na História, pois, ao invoca-lo, somos imediatamente levados aos vales da Judeia, por onde caminharam os pés de um Deus. O nome de Jesus é eternamente imortalizado em nossa memória, devido ao sacrifício que fez por nós. Hoje vamos entender um pouco mais desta celebração e sua devoção que até hoje conforta muitos doentes em seus leitos.

Origem do nome

Como sabemos, Nosso Senhor recebeu a herança do povo hebreu em costumes e vivências. Assim, seu nome, Jesus, vem do hebraico “Jeshua” ou “Joshua”, e significa “o Senhor é minha salvação”. O nome Jesus não era exclusivo ou incomum: na própria Bíblia encontramos o Livro de Josué, nome traduzido para o ocidente de um modo diferente, mas derivado da mesma raiz hebraica “Jeshua”.

Um dos maiores santos a propagar a devoção ao Santíssimo Nome de Jesus foi São Bernardinho de Sena. Ele divulgava uma pequena imagem onde estava figurado um ostensório com a Sagrada Hóstia e as letras IHS no centro, as iniciais do nome Jesus em grego, costume que foi adotado postumamente por Santo Inácio, como lema de sua ordem, mas agora com um acrônimo diferente: Jesus Hominum Salvator (Jesus, Salvador dos Homens).

Em 1530, porém, é quando, pela primeira vez um Papa permite a celebração desta memória. Este foi Clemente VI, que promulgou sua autorização à ordem Franciscana.

Quantos nomes tinha Jesus?

Muito se confunde o nome de Jesus com Emanuel, um de seus títulos. O Anjo que apareceu a São José ordenou, por vontade Divina, que o Salvador fosse chamado de Jesus, pois traria à Terra a salvação. O “Emanuel” que aparece no Evangelho é como “Cristo”: um título que o caracterizava. Emanuel significa Deus conosco, enquanto Cristo significa ungido, ou Messias. Assim, Jesus é o seu único nome, e para sempre este suave nome será pronunciado com amor e devoção por aqueles que o amam.

Em vista a esta devoção, a Santa Igreja instituiu uma oração para o Santíssimo Nome de Jesus, compilando diversos títulos em uma ladainha. Ela foi composta por São João de Capistrano e São Bernardino de Sena. Duas de suas invocações mais lindas são “Jesus, Pai do futuro século” e “Jesus, Anjo do grande conselho”, ambos títulos bíblicos que encontramos nos escritos dos profetas, e que fazem referência a seu reino, ao Reino de sua Igreja, que ainda não tinha nascido.

Promessas em honra ao Santíssimo Nome de Jesus

devoção ao santíssimo nome de jesusTambém são anunciadas algumas promessas para aqueles que venerarem com fé e pronunciarem com devoção o santíssimo Nome de Jesus. Esta bênção se estende sobretudo aos doentes e agonizantes, que encontram na recitação do santo nome de Cristo consolo e alívio.

  • Oferece ajuda nas necessidades corporais, segundo a promessa de Cristo: “Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados” (Mc 16,17-18). No Nome de Jesus, os Apóstolos deram força aos aleijados (At 3,6; 9,34) e vida aos mortos (At 9,40).
  • Dá confiança nas provações espirituais. Recorda ao pecador o “pai do filho pródigo” e o bom samaritano; ao justo, recorda o sofrimento e a morte do inocente Cordeiro de Deus.
  • Protege-nos de Satanás e de suas artimanhas, pois o diabo teme ao Nome de Jesus, quem o venceu na Cruz.
  • No Nome de Jesus, obtemos toda bênção e graça no tempo e na eternidade, pois Cristo disse: “O que pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo dará” (Jo 16,23). Portanto, a Igreja termina todas as suas orações com as palavras: “Por Jesus Cristo, nosso Senhor”, etc. Assim, cumpre-se a palavra de São Paulo: “Para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho no céu, na terra e nos infernos” (Fl 2,10)

Assim, a festa de hoje nos ensina a não temer a majestade de Cristo. O seu divino nome foi dado com uma intenção: ser um brado de salvação para aqueles que professam a fé cristã. Que o Santíssimo Nome seja para nós fonte de salvação, luz eterna, caminho seguro e plenitude de vida. Sejamos nós também como Nossa Senhora, que encontrou no doce nome de Seu Filho a salvação para si e para todos os homens.

Fonte: Aleteia: vida plena com valor
 
Comentários