Artigos


Artigos


A festa da Ascensão de Jesus
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/05/2021
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Após quarenta dias de sua Ressureição, Nosso Senhor Jesus Cristo à vista de seus apóstolos subiu ao Céus. A festa da Ascensão do  Senhor ou Quinta-Feira da Ascensão comemora-se quarenta dias, depois da Ressureição.

A festa da Ascensão, também, conhecida como Quinta-feira da Ascensão comemora a subida de Nossos Senhor Jesus Cristo aos Céus. Jesus Cristo após sua gloriosa Ressureição passou com o seus discípulos quarenta dias. Apareceu primeiro a Santa Maria Madalena, aos discípulos que caminhavam para Emaús e finalmente a todos eles.

A que horas foi a Ascensão? Quem assistiu a tão grande acontecimento? Haveria anjos, ali?

Como foi a Ascensão

Com efeito, difícil é imaginarmos a atmosfera de luz e felicidade que irradiava da pessoa divina de Nosso Senhor nessa ocasião. Certamente, pela ação da graça as almas dos apóstolos estavam preparadas para serem testemunhas desse acontecimento.

Contudo, sabemos ao certo que os onze apóstolos estavam presentes, e numa visão humana perguntavam ao Salvador se aquele momento, seria a instauração do reino de Israel.

Em sua bondade, assim respondeu-lhes Jesus:“Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder, mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria e até os confins do mundo”. 

Dizendo isso, elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.” (AT 1,5-9)

Ascensão do Senhor,  por Mons João S Clá Dias

Havia anjos presentes, na Ascensão?

Os apóstolos todavia assistiam tudo e ficavam admirados olhando para o céu. Mas não estavam sozinhos pois dois anjos apareceram e… Deixemos São Lucas descrever-nos a cena:

“Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: “Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu?

Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu”. Voltaram eles então para Jerusalém do monte chamado das Oli­veiras, que fica perto de Jerusalém, distante uma jornada de sábado.

Os apóstolos se reuniram para rezar

Tendo entrado no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Eram eles: Pedro e João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelador, e Judas, irmão de Tiago.

Todos eles perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, Mãe de Jesus, e os irmãos dele.” (At 1,11-14)

Assim devemos também proceder: perseverar na oração, pois sete dias depois o Espírito Santo desceu sobre Nossa Senhora e os Apóstolos em oração reunidos, no Cenáculo. Foi a descida de Pentecostes: Defensor e Advogado nosso prometido por Jesus Cristo.

Nosso Senhor subiu aos Céus, mas continua presente junto de nós. Presente na Santa Eucaristia, presente em nossas vidas, dando-nos forças para alcançarmos um dia a glória eterna!

FacebookTwitterInstagram
 
Comentários