Artigos


Artigos


Festa da Apresentação de Maria ao Templo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/11/2021
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
1
0
 
Nossa Senhora, Rainha, começa sua vida já entregando-se ao Senhor, no Templo, pois Ela sabe que a verdadeira nobreza vem da escravidão às fileiras de Deus.

A data do dia 21 de novembro festeja a apresentação de Maria menina ao Templo. Não há relato bíblico do fato, apenas alguns manuscritos com rigor e precisão temporal de que Nossa Senhora teria sido apresentada com 3 anos de idade.

Fundamentos bíblicos da festa

Segundo a lei judaica, após um menino nascer, depois de quarenta dias, os pais o deveriam levar ao templo para ser circuncidado. A lei não se aplicava às meninas, mas elas tinham uma própria cerimônia quando eram levadas aos sete anos ao Templo para aprender a servi-lo.

Como São Joaquim e Sant’Ana não tiveram filhos até sua velhice, assim que viram sua filha santíssima nascer, já sem o pecado original, na contemplação daquela que seria um dia Rainha dos Céus e da Terra, quiseram a levar mais cedo ao Templo, para que Ela, devido aos desígnios divinos, tivesse seu contato com o local consagrado pelo Senhor.

Nossa Senhora, mesmo menina, como não padecia das agruras do pecado original, possuía curiosidade sadia e lógica afiada, pensamento crítico, na medida das experiências do que via, é claro, mas entendendo melhor que muitos adultos as profecias bíblicas. Ela sabia que se aproximava o tempo da intervenção divina.

Assim, com seus três anos, Maria menina fez, diante do altar santo, a entrega de sua pessoa a Deus, para que Ele a tomasse e para que servisse segundo sua Altíssima Vontade.

Ela intuía que o Emanuel, Deus encarando, se aproximava; foi também nessa ocasião que Ela desejou se consagrar como escrava da Mãe do Messias, para que pudesse a servir em sua gestação e vida.

O que a jovem não desconfiava é que Deus tinha outros planos para Ela: seria Maria a própria Mãe do Salvador, como anunciado anos mais tarde pelo Anjo Gabriel.

A apresentação de Nossa Senhora simboliza toda sua humildade e desejo de servir, sua consagração de corpo e alma à vontade do Senhor.

No Brasil, igrejas dedicadas à apresentação de Maria

A primeira Igreja dedicada à Nossa Senhora da Apresentação, aqui no Brasil, está em Natal, Rio Grande do Norte, e foi fundada em 1599. Como foi encontrado uma imagem no local, ali mesmo foi erigido o pequeno templo, que pode ser visitado até hoje.

No Rio de Janeiro também foi construída uma histórica Igreja dedicada à Nossa Senhora da Apresentação, em 1644.

Como se percebe, a história da apresentação de Maria se entrelaça com a nossa história, a vida do povo brasileiro, em nossa busca por amparo e sustento.

Maria menina, já santa desde o claustro materno, nos dá mais esse exemplo: a disposição em servir a Deus. Seja nas agruras da vida, em intervalos de felicidade ou dor, é importante se questionar da vontade divina, e se está sendo cumprida.

Em 21 de novembro 1964, na Festa da Apresentação de Maria, o Papa Paulo VI consagrou o mundo ao Coração de Nossa Senhora, declarando-a Mãe da Igreja, do mesmo modo que, séculos atrás, a Santíssima Virgem havia se consagrado diante do altar, no Templo, ao Senhor Deus.

https://cruzterrasanta.com.br/historia-de-nossa-senhora-da-apresentacao/450/102/
 
Comentários