Artigos


Especiais


Nossa Senhora do Rosário
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
55
1
 
Na última aparição, em outubro de 1917, a Virgem Maria disse por fim o seu nome: “Sou a Senhora do Rosário”; e voltou a lembrar a recomendação já feita antes: “Continuem a rezar o terço todos os dias”.
Senhora do Rosário
Por especial desígnio da infinita misericórdia de
Deus, Maria Santíssima revelou ao grande
São Domingos de Gusmão, fundador da
Ordem dos Dominicanos, um meio fácil e
seguro de salvação: o santo Rosário.

  Fátima e o Rosário, as crianças de Fátima e Nossa Senhora são por certo palavras profunda e inseparavelmente unidas entre si.

Foi durante aquela aparição que Nossa Senhora disse às três crianças: “Continuem a recitar o Rosário todos os dias em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz no mundo e o fim da guerra…”

 Hoje, talvez mais do que nunca, Maria derrama graças sobre aqueles que rezam o Rosário.

Nossa Senhora do Rosário e São Domingos

   São Domingos viveu numa época de grandes tribulações para a Igreja.

   Todavia, a terrível heresia dos albigenses se espalhara no sul da França e ameaçava toda a Europa.

   Após três dias e três noites de incessantes súplicas, inesperadamente apareceu-lhe a Virgem Maria, dizendo com inefável suavidade: – Meu querido Domingos, sabes de que meio se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo? – Senhora, sabeis melhor do que eu, porque, depois de vosso Filho Jesus Cristo, fostes Vós o principal instrumento de nossa salvação.

   – Eu te digo, então, que o instrumento mais importante foi a Saudação Angélica, a Ave-Maria, que é o fundamento do Novo Testamento. E, portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza meu Rosário.

Fator decisivo de grandes vitórias

   Foi, sobretudo, nos momentos de grandes perigos e provações para a Igreja, que o Rosário teve um papel decisivo, propiciou a perseverança dos católicos na Fé e levantou uma barreira contra o mal.

Senhora do Rosário
O Santo Rosário é a arma
daqueles que querem
vencer todas as batalhas.
(São Pio de Pietrelcina)

Ao ver a Europa ameaçada pelos exércitos do império otomano, que avançavam por mar e por terra, devastando tudo e perseguindo os cristãos, o Papa São Pio V mandou rezar o Rosário em toda a Cristandade, implorando assim a proteção de Nossa Senhora. 

Foi então a sete de outubro de 1571 que a frota católica encontrou a poderosa esquadra otomana no golfo de Lepanto. 

A vitória, que parecia quase impossível, deveu-se de fato à proteção da Virgem Santíssima, a qual – segundo testemunho dado pelos próprios muçulmanos – apareceu durante a batalha, infundindo- lhes grande terror.

Fátima, 1917: “Sou a Senhora do Rosário”

   Por fim, já no século XX, quando a Primeira Guerra Mundial estava em seu auge, Nossa Senhora veio, Ela mesma, em pessoa, lembrar aos homens que a solução para seus males estava ao alcance das mãos, nas contas do Rosário: “Rezai o Terço todos os dias para alcançar a paz e o fim da guerra”, repetiu Ela maternalmente aos três pastorzinhos, em Fátima.

Na última aparição, em outubro de 1917, a Virgem Maria disse afinal quem era: “Sou a Senhora do Rosário”.

Benefícios do Rosário

  Ademais, o grande santo mariano São Luís Maria Grignion de Montfort ensinava sobre o Rosário: – “Ainda que te encontres à beira do abismo ou já com um pé no inferno ainda que estejas endurecido e obstinado como um demônio, cedo ou tarde te converterás e salvarás, contanto que rezes devotamente todos os dias o santo Rosário, para conhecer a verdade e obter a contrição e o perdão de teus pecados”

E vejam aliás quantos benefícios nos proporciona a recitação do Rosário!

1 Eleva-nos ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo.
2 Purifica nossas almas do pecado.
3 Faz-nos vitoriosos contra todos os nossos inimigos.
4 Torna-nos fácil a prática das virtudes.
5 Abrasa-nos no amor de Jesus Cristo.
6 Enriquece-nos de graças e méritos.
7 Fornece-nos os meios de pagar todas as nossas dívidas com Deus e com os homens.

    (Revista Arautos do Evangelho, Out/2004, n. 34, p. 34 a 38)

SAIBA MAIS

“Sou a Senhora do Rosário”

FacebookTwitterInstagram
 
Comentários
José Antonio Rocha - 10 de Maio de 2018
Amém. Senhora do Rosário interceda a Seu amado filho, Jesus Cristo, e Senhor nosso, para o perdão dos meus pecados, dos pecados de toda a minha família, da família dos meus amigos e da família dos meus inimigos, vivos ou mortos. Amém.