Artigos


Especiais


Nossa Senhora do Rosário
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
55
1
 
Na última aparição, em outubro de 1917, a Virgem Maria disse, por fim, o seu nome: “Sou a Senhora do Rosário”, e voltou a lembrar a recomendação já feita antes: “Continuem a rezar o terço todos os dias”.

Fátima e o Rosário, as crianças de Fátima e Nossa Senhora são, por certo, palavras profunda e inseparavelmente unidas entre si.

Foi durante aquela aparição que Nossa Senhora disse às três crianças: “Continuem a recitar o Rosário todos os dias, em honra de Nossa Senhora do Rosário, para obter a paz no mundo e o fim da guerra…”

Hoje, talvez mais do que nunca, Maria derrama graças sobre aqueles que rezam o Rosário.

Nossa Senhora do Rosário e São Domingos

São Domingos viveu numa época de grandes tribulações para a Igreja, quando a terrível heresia dos albigenses se espalhara no sul da França e ameaçava toda a Europa.

Após três dias e três noites de incessantes súplicas, inesperadamente apareceu-lhe a Virgem Maria, dizendo com inefável suavidade:

— Meu querido Domingos, sabes de que meio se serviu a Santíssima Trindade para reformar o mundo?

— Senhora, sabeis melhor do que eu, porque, depois de vosso Filho Jesus Cristo, fostes Vós o principal instrumento de nossa salvação.

— Eu te digo, então, que o instrumento mais importante foi a Saudação Angélica, a Ave-Maria, que é o fundamento do Novo Testamento. E, portanto, se queres ganhar para Deus esses corações endurecidos, reza meu Rosário.

Fator decisivo de grandes vitórias

Foi, sobretudo, nos momentos de grandes perigos e provações para a Igreja que o Rosário teve um papel decisivo, propiciou a perseverança dos católicos na Fé e levantou uma barreira contra o mal.

Ao ver a Europa ameaçada pelos exércitos do Império Otomano, que avançavam por mar e por terra, devastando tudo e perseguindo os cristãos, o Papa São Pio V mandou rezar o Rosário em toda a Cristandade, implorando assim a proteção de Nossa Senhora. 

Foi, então, a 7 de outubro de 1571 que a frota católica enfrentou e venceu a poderosa esquadra otomana no golfo de Lepanto. 

A vitória, que parecia quase impossível, deveu-se, de fato, à proteção da Virgem Santíssima, a qual — segundo testemunho dado pelos próprios muçulmanos — apareceu durante a batalha, infundindo-lhes grande terror.

Fátima, 1917: “Sou a Senhora do Rosário”

Por fim, já no século XX, quando a Primeira Guerra Mundial estava em seu auge, Nossa Senhora veio, Ela mesma, em pessoa, lembrar aos homens que a solução para seus males estava ao alcance das mãos, nas contas do Rosário: “Rezai o Terço todos os dias para alcançar a paz e o fim da guerra”, repetiu Ela maternalmente aos três pastorzinhos, em Fátima.

Na última aparição, em outubro de 1917, a Virgem Maria disse, afinal, quem era: “Sou a Senhora do Rosário”.

Benefícios do Rosário

O grande santo mariano São Luís Maria Grignion de Montfort ensinava sobre o Rosário: “Ainda que te encontres à beira do abismo ou já com um pé no inferno, ainda que estejas endurecido e obstinado como um demônio, cedo ou tarde te converterás e salvarás, contanto que rezes devotamente todos os dias o santo Rosário, para conhecer a verdade e obter a contrição e o perdão de teus pecados”.

Vejam quantos benefícios nos proporciona a recitação do Rosário:

1 Eleva-nos ao conhecimento perfeito de Jesus Cristo.
2 Purifica nossas almas do pecado.
3 Faz-nos vitoriosos contra todos os nossos inimigos.
4 Torna-nos fácil a prática das virtudes.
5 Abrasa-nos no amor de Jesus Cristo.
6 Enriquece-nos de graças e méritos.
7 Fornece-nos os meios de pagar todas as nossas dívidas com Deus e com os homens.

    (Revista Arautos do Evangelho, out/2004, n. 34, p. 34 a 38)

SAIBA MAIS

“Sou a Senhora do Rosário”

FacebookTwitterInstagram
 
Comentários
José Antonio Rocha - 10 de Maio de 2018
Amém. Senhora do Rosário interceda a Seu amado filho, Jesus Cristo, e Senhor nosso, para o perdão dos meus pecados, dos pecados de toda a minha família, da família dos meus amigos e da família dos meus inimigos, vivos ou mortos. Amém.