Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


O que são as Indulgências?
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/03/2022
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Com o tempo da quaresma nos preparando para a semana Santa, onde Cristo se entregará por nós, a Santa Igreja convida seus fiéis à penitência e a purificação: a confissão, o jejum, a oração, meios de salvação. Assim também com as indulgências.

O que são?

“Indulgência é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida pelos pecados já perdoados quanto à culpa, que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições, alcança por meio da Igreja, a qual, como dispensadora da redenção, distribui e aplica, com autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos Santos”.

Tal definição está presente no Manual de Indulgências, Normas e Concessões, composto em língua nativa para os católicos brasileiros, amparado pelo manual oficial em latim.

Traduzindo em miúdos, indulgências são formas promulgadas pelos bispos e pelas autoridades da Igreja que purificam a pena do purgatório que um pecador teria que pagar após sua morte.

Como se sabe, o pecado tem três comprimentos de onda: contra Deus, contra si mesmo, e contra a natureza ou a ordem do universo. Os dois primeiros são perdoados no sacramento a confissão, mas ainda há a necessidade do faltoso pagar pela sua violência contra a obra da criação.

A indulgência, então, limpa essa pena e proporciona o aumento da graça de Deus na alma daquele que a recebe.

Como se conseguem as indulgências?

A indulgência só pode ser ofertada por um ministro da Igreja legítimo, ou seja, um bispo pode ofertar uma indulgência em sua diocese, enquanto o Papa a concede a todos os fiéis.

Porém, para que uma indulgência possa ser bem aproveitada e a pena temporal seja apagada, o fiel cristão precisa de três ações mais uma disposição de alma:

  • Confessar-se na oitava, o que quer dizer uma semana antes ou depois de conseguir a indulgência;
  • Comungar na oitava;
  • Rezar um Pai-nosso, uma Ave-Maria e um Glória pelas intenções do Santa Padre, o Papa.

Como disposição, o católico precisa detestar de todo seu coração seus pecados, com a intenção reta de não o praticar mais.

Por exemplo, se um fiel quer receber indulgências, mas não quer se separar de alguém que constantemente lhe faz recair no pecado de embriaguez, ele não está com a disposição correta, e os benefícios não serão aplicados.

Divisão das indulgências e meios de alcança-las

As indulgências se dividem em duas classes: as parciais, que apagam apenas uma parte da pena contra a ordem do universo, e as plenárias, que deletam toda esta pena.

Cada pessoa pode conseguir indulgências apenas para si mesmo ou para um falecido, não há a possiblidade de conseguir para um outro ser humano vivo.

Às almas do purgatório este benefício das indulgências a aliviam muito, pois apressam sua purificação e ida ao Céu. Por isso, muito vale alcançar indulgências aos falecidos queridos e que forma próximos de nós.

Eis aqui algumas das indulgências plenárias ou parciais mais comuns, para que o fiel cristão se beneficie delas sobretudo neste período quaresmal onde a penitência e a conversão são constantemente anunciadas.

– Adoração ao Santíssimo Sacramento pelo menos por meia hora;

– Leitura espiritual da Sagrada Escritura ao menos por meia hora;

– Piedoso exercício da Via Sacra;

– Recitação do Rosário de Nossa Senhora na igreja, no oratório ou na família ou na comunidade religiosa ou em piedosa associação;

– Ato de contrição: Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e estimo, pesa-me, Senhor, de todo o meu coração de vos ter ofendido; pesa-me também de ter perdido o céu e merecido o inferno; e proponho firmemente, ajudado com os auxílios de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais vos tomar a ofender. Espero alcançar o perdão de minhas culpas pela vossa infinita misericórdia. Amém;

– Visita à igreja paroquia: concede-se indulgência plenária ao fiel que com devoção visitar a igreja paroquial na festa do titular;

Visita à igreja ou oratório na comemoração de todos os fiéis defuntos: concede-se indulgência plenária, aplicável somente às almas do purgatório, aos fiéis que no dia da comemoração de todos os fiéis defuntos visitarem piedosamente uma igreja ou oratório.

Cf. MANUAL DA INDULGÊNCIAS (presbiteros.org.br)
 
Comentários