Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Artigos


São João Evangelista, o Apóstolo Amado - Data: 26 de Dezembro 2021
 
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Buscar por dia

Navegue no Calendário Litúrgico ao lado e saiba mais sobre os santos de cada dia.
 
Escolha o santo deste dia

"Então, aquele discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: “Senhor, quem é?" (Jo 13, 25).

O tempo do Natal traz consigo ótimas festividades: ontem celebramos Estevão, o protomártir. Hoje, dia 27 de dezembro, é dia de louvarmos São João Evangelista.

Relatos sobre São João Evangelista

Antes de tudo, sabemos que São João foi testemunha em primeira mão da vida de Jesus, tanto que um dos evangelistas é ele. Também notamos que São João participa de todos os grandes conselhos de Jesus, como um pequeno general. Ele é um dos primeiros a ser chamado, junto de seu irmão Tiago.

Era primo de Jesus por parte de mãe, além de ser virgem, não casado, diferente de todos os outros apóstolos. Por isso, quando se referencia a si mesmo em seu evangelho, usa o termo “apóstolo amado”, confirmando que Nosso Senhor tinha uma certa predileção por ele, pois Deus ama infinitamente a virgindade e a pureza total.

São João está presente na crucifixão, no horto, no sepulcro, quando Jesus ressuscita. Era companheiro inseparável de São Pedro; inclusive, na Santa Ceia, quando Cristo fala que um o trairia, Pedro combina com nosso João deste reclinar-se sobre o peito do Mestre e lhe perguntar quem seria.

Neste fato, já percebemos o carinho de Cristo pelo jovem, e percebemos que São João Evangelista recebeu uma graça que foi compartilhada apenas com Nossa Senhora e São José: escutar o Sagrado Coração batendo. Quiçá alguns santos tenham sido agraciados com esse dom, mas aí já de uma forma mística.

Escritor do Evangelho

Os textos de São João têm uma finalidade diferente dos outros três. Os evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas são chamados de sinópticos, pois são muito parecidos entre si, já que o objetivo era um relato fiel da vida de seu Mestre.

São João não quis só passar um testemunho ocular, mas quis provar algo ao mundo. Quando escreveu o seu evangelho, entre os anos 60 e 100, o que mostra toda sua longevidade e sua sabedoria anciã, uma heresia já atrapalhava o progresso da Santa Igreja: havia pessoas que, não tendo conhecido Jesus, contrariavam sua natureza divina. Mais tarde, Ario formularia uma doutrina perversa baseada neste erro.

Assim sendo, o evangelista escreveu visando demonstrar o aspecto espiritual da obra de seu Mestre, como se encarnou para vir cumprir uma missão: a redenção do gênero humano. Por isso que todos os milagres são chamados por ele em seu evangelho de "sinais": são as obras de Jesus apenas indicativos de sua meta de reconciliar os homens com seu Pai.

Vida e morte após ascensão de Jesus

São João Evangelista teve um importante papel na comunidade cristã após a descida de Pentecostes. Organizou a vida de culto dos judeus convertidos, pregou em Jerusalém mesmo, ajudando São Pedro, sendo seu secretário nos assuntos primordiais da vida Cristã. Reconheceu o prestígio de São Paulo quando este mostrou todo seu fervor de convertido.

Foi vítima da perseguição de Dominiciano, imperador romano. As atas documentadas contam que foi preso e mandaram o santo entrar num caldeirão com azeite fervendo. Ele foi todo contente, pois era o último apóstolo ainda em vida: todos já tinham sido mortos pela fé.

Seu contentamento em ser um mártir o fez caminhar com vontade para o caldeirão, mas Deus tinha outros planos para seu amado: ele saiu íntegro, sem nenhum sinal de queimadura, mais jovem ainda do que entrara!

Assim, foi exilado para a ilha de Patmos, confinado a morrer lá, sozinho. Por isso, é o único apóstolo que se celebra com cores brancas, pois não foi mártir.

Na ilha, com dons místicos, São João compôs o apocalipse, último livro da Sagrada Escritura. Fechou assim, o ciclo bíblico dos que conheceram a Jesus, falecendo pelos anos 98 a 103 d. C.: ele escreve o primeiro e o último livro do Novo Testamento.

 
Comentários