Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


A beleza musical em meio ao alvoroço urbano
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 27/05/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São Paulo (Terça-feira, 27-05-2014, Gaudium Press) Milhares de pedestres com suas vidas corriqueiras passam diariamente na Avenida Paulista, local considerado um dos corações do Estado de São Paulo.

escola_de_musica_ do_estado_de_sao_paulo.jpg
Escola de Música do Estado de São Paulo apresenta o III Encontro
Internacional de Música Antiga | Foto: Luciana Oliveira

O barulho ensurdecedor das buzinas, bem como o congestionamento extenso de veículos automotivos na avenida, nos fazem buscar um momento de tranquilidade e alívio, longe deste alvoroço urbano. Uma das alternativas mais usadas pelos transeuntes é a música.

A boa música, quando escutada de modo mais intenso e serene, convida-nos a refletir sobre como foi o nosso dia, mantendo-nos calmo e mais aliviados, como se Deus estivesse nos abraçando, com o conforto maternal da Mãe Santíssima, Nossa Senhora.

Por essas e outras, me atrevo a dizer que a boa música eleva nossas almas para um encontro pessoal com Deus.

Enquanto muitos deste conglomerado de pessoas transitam pela Avenida Paulista apenas de “passagem”, outros intrigam-se em saber o que se passa na Igreja de São Luís Gonzaga.

Nesta paróquia, os mais curiosos acabam deparando-se com o inesperado, porém muito belo: um concerto de música erudita.

O III Encontro Internacional de Música Antiga, promovido pela Escola de Música do Estado de São Paulo (Emesp Tom Jobim), com entrada franca, tem o intuito de acolher os interessados e admiradores da música antiga, que pretendem, inclusive, deixar de lado por algumas horas a rotina densa criada pela própria civilização.

O concerto acontece na Paróquia São Luís Gonzaga desde a segunda-feira, 26, quando houve a abertura, estendendo-se até esta sexta-feira, dia 30 de maio, e conta com repertório composto por obras de Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Georg Friederic Haendel, entre outros notáveis musicistas.

escola_de_musica_ do_estado_de_sao_paulo2.jpg
O concerto conta com um repertório de músicas compostas por Johann
Sebastian Bach, Antonio Vivaldi e Georg Friederic
Haendel | Foto: Luciana Oliveira

De acordo com o coordenador, Luis Otávio Santos, o III Encontro Internacional de Música Antiga mostra o ambiente do “ecossistema” barroco, onde os professores do Núcleo e seus alunos transmitem, através de seus instrumentos, a beleza deste estilo artístico predominante no início do século XVIII.

Ao longo desses dias, o evento contará com palestras ministradas por profissionais da música antiga, entre eles, o belga Peter van Heyghen, regente e diretor artístico das orquestras barrocas “Les Muffati”.

Por Leandro Massoni Ilhéu

 
Comentários