Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Aberto XVII Capítulo Geral das irmãs de Nossa Senhora da Glória, no Recife
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Recife – Pernambuco (Quinta-feira, 10-11-2016, Gaudium Press) As irmãs religiosas da Congregação de Nossa Senhora da Glória abriram na manhã desta quarta-feira, 9 de novembro, no Recife, o seu XVII Capítulo Geral. Na ocasião, houve celebração eucarística presidida pelo bispo auxiliar Dom Antônio Tourinho Neto.

Aberto XVII Capítulo Geral das irmãs de Nossa Senhora da Glória, no Recife.jpg

Inspiradas pelo tema “Resgatar a humanização nas relações fraternas para fortalecer o núcleo identitário da Vida Religiosa”, as irmãs seguem reunidas até 12 de novembro, no Convento da Glória, no bairro da Vista. No loca, além de realizarem avaliações referentes à caminhada pastoral, elas irão escolher o novo governo da congregação e assim, traçar as normas prioritárias para o triênio 2017-2019.

Vigário Episcopal para a Vida Consagrada, Dom Tourinho destacou, em sua homilia, que as irmãs abrem o Capítulo na festa da Dedicação da Basílica de Latrão, uma das quatro Basílicas Maiores da Igreja.

“Se o templo-pedra deve ser zelado, quanto mais o templo-povo, que são as senhoras, onde mora Deus”, disse o bispo, lembrando que o capítulo significa o cuidado com a congregação. “Festejar a cátedra mãe é chamar atenção para cada uma que doou a vida para a glória de Deus, para cada uma que se dedicou à dignidade do outro, porque dignidade é uma corresponsabilidade”, completou.

Por sua vez, a superiora geral, Irmã Paula Francinette da Silva, explicou que o capítulo é um ato eclesial e se configura como um momento histórico na vida da congregação, promovendo o encontro de 19 irmãs capitulares, vindas de todas as regiões do Brasil, dentre as quais serão escolhidas quatro para comporem a nova equipe de governo.

A Congregação das Irmãs de Nossa Senhora da Glória foi criada no bairro de Afogados, no Recife, em 1783, sendo a primeira de origem brasileira. Antes regida pelos Estatutos, em 1963 passou a Congregação de Direito Diocesano, abrindo novos campos de missão em outros lugares e dioceses.

Já o Convento da Glória, em épocas passadas, serviu como casa de recolhimento e promoção de mulheres desamparadas e acolhimento a órfãs. Hoje, é residência das freiras que professaram seus votos simples e perpétuos e casa de acolhida às irmãs idosas.

“Uma casa de princípio e de retorno, onde escolhemos um estilo de vida que consiste em partilhar todos os momentos, por amor a Deus, ligadas por um mesmo carisma, no olhar e na dimensão missionária do cuidado e do serviço, sempre com o nosso diferencial que é a alegria”, afirmou a superiora geral.

Encerrada a missa de abertura do Capítulo, Dom Antônio Tourinho Neto partilhou o primeiro dia de encontro das irmãs capitulares com formação e visita às idosas. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Olinda e Recife

 
Comentários