Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Aplicativo para peregrinar em Roma pelos caminhos do Jubileu é apresentado na Itália
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Aplicativo para peregrinar em Roma pelos caminhos do Jubileu é apresentado na Itália 1.jpgRoma – Itália (Sexta-feira, 04-12-2015, Gaudium Press) A Obra Romana das Peregrinações (ORP) criou um aplicativo que ajudará a realizar os caminhos do Jubileu aos peregrinos que cheguem à Roma por ocasião do Ano Santo da Misericórdia que iniciará no próximo dia 08 de dezembro -Solenidade da Imaculada Conceição- quando o Papa Francisco abrirá a Porta Santa na Basílica de São Pedro.

Trata-se do ‘app’ “Iubitinera” que foi elaborado como uma ferramenta de ajuda para que os peregrinos possam realizar os quatro Caminhos do Jubileu da Misericórdia que se dispuseram na Cidade Eterna para o próximo tempo de graça.

“Indica a rota e a proximidade das etapas com uma notificação; descreve mais de 60 lugares de interesse situados ao longo do caminho; proporciona uma completa descrição histórica, artística e espiritual com fotografias”, expõem a partir da OPR em uma nota de imprensa.

Aplicativo para peregrinar em Roma pelos caminhos do Jubileu é apresentado na Itália 2.jpgPrecisamente o Santo Padre Francisco na Bula ‘Misericordiae Vultus’ com a qual convocou o Jubileu, recorda que a “peregrinação é um sinal peculiar do Ano Santo, porque é imagem do caminho que cada pessoa realiza em sua existência. A vida é uma peregrinação e o ser humano é viator, um peregrino que percorre seu caminho até alcançar a meta anelada”.

“Para chegar à Porta Santa em Roma e em qualquer outro lugar, cada um deverá realizar, de acordo com as próprias forças, uma peregrinação. Isto será um sinal do fato que também a misericórdia é uma meta por alcançar e que requer compromisso e sacrifício. A peregrinação, então, seja estímulo para a conversão: atravessando a Porta Santa nos deixaremos abraçar pela misericórdia de Deus e nos comprometeremos a ser misericordiosos com os demais como o Pai o é conosco”, continua o Santo Padre.

Aplicativo para peregrinar em Roma pelos caminhos do Jubileu é apresentado na Itália 3.jpg

 

 Desta maneira o ‘app’, por cada um dos caminhos jubilares -a rota papal, a rota do peregrino, a rota da misericórdia e a rota mariana- mostram os horários de abertura das igrejas, os horários das Missas, informação sobre a disponibilidade para o sacramento da reconciliação em diferentes idiomas, momentos de oração, os horários para a Adoração Eucarística, horário para participar da Liturgia das Horas, assim como os dados decontato e websites dos templos para mais informações. Além disso, inclui meditações sobre as diferentes Obras de Misericórdia corporais e espirituais, para viver mais os percursos.

Uma das características do aplicativo é a possibilidade de ver os quilômetros que se percorreram e a distância do caminho que falta realizar até chegar à Basílica de São Pedro, para passar pela Porta Santa da Misericórdia, ponto final dos quatro caminhos jubilares.

Adicionalmente, o ‘app’ dá a possibilidade aos usuários de chegar à parada de ônibus mais próximas ao “Open Bus de Roma Cristã”, serviço que oferece a Obra Romana das Peregrinações, cujos percursos estão pensados para que os peregrinos realizem quatro caminhos. Além disso, também estão indicadas as estações dos serviços de transporte público da Cidade Eterna, quer dizer o metrô e o ônibus.

Uma vez culminada uma das quatro rotas, os peregrinos têm a possibilidade de compartilhar a meta com as diferentes redes sociais. “Ao final do Caminho ‘Iubitinera’ te permite receber, se assim desejar, o ‘Testimonium’, um documento que confirma o cumprimento do caminho percorrido”, acrescentam a partir da ORP. (GPE/EPC)

 
Comentários