Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Arquidiocese de Sorocaba incentiva trabalho do leigo na celebração das exéquias
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Sorocaba – São Paulo (Segunda-feira, 09-05-2016, Gaudium Press) Em diversas dioceses do Brasil e no mundo, os leigos possuem um papel importante no acompanhamento dos funerais católicos, mais precisamente nas chamadas exéquias fúnebres.

view.jpg

Com base nesta realidade, na qual muitas dioceses têm procurado formar leigos e leigas para o “Ministério Extraordinário das Exéquias”, exigência esta que vem ao encontro da realidade local, a Arquidiocese de Sorocaba propôs aos fiéis o projeto do Curso de Formação para Ministros das Exéquias, com o intuito de oferecer a esses ministros uma formação mínima e suficiente para a assistência pastoral a velórios e acompanhamento dos enlutados.

Em entrevista concedida ao portal A12, o Padre Rodolfo Morbiolo, diretor do Instituto de Teologia João Paulo II e responsável pelo curso, afirmou que o projeto é impulsionado pelo Papa Francisco em meio a efetivação de uma Obra de Misericórdia concreta no mundo de hoje como sinal da presença atuante da Igreja na Sociedade.

“A Igreja de Sorocaba, com seu Bispo e Presbitério, por iniciativa do Instituto de Teologia João Paulo II, vem oferecer a proposta de um grupo de leigos (também Diáconos, caso desejem) que atuem diretamente na execução das exéquias nos velórios municipais e nas casas. Também terá por objetivo organizar uma pastoral junto às famílias enlutadas, marcando este momento tão difícil da vida humana com a solidariedade e o acolhimento, além de uma palavra amiga e evangélica”, explicou.

Ainda conforme o Padre Rodolfo, “temos por objetivo colocar um plantão de agentes leigos em cada velório público dos Municípios que perfazem o território da Arquidiocese de Sorocaba.

O sacerdote lembrou que a Igreja paulista também se mostra aberta a “incentivar a criação de núcleos de acompanhamento às famílias enlutadas em cada uma das mais de 60 paróquias da Arquidiocese”.

“Neste momento da vida do mundo não existe evangelização eficaz sem a participação ativa dos leigos e leigos na Igreja e no Mundo. Somente deste modo poderemos estar presentes em todas as periferias existenciais atuais, como sugere Sua Santidade o Papa Francisco”, concluiu o religioso. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

 
Comentários