Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Bispos do Panamá fazem chamado à renovação ética e espiritual do país
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bispos do Panamá fazem chamado à renovação ética e espiritual do país.jpg

Cidade do Panamá – Panamá (Sexta-feira, 22-01-2016, Gaudium Press) A Conferência Episcopal Panamenha, ao término de sua Assembleia ordinária celebrada entre os dias 11 a 15 de janeiro de 2016, emitiu um comunicado no qual apresenta um resumo das conclusões dos Bispos após a reunião. Sobre a situação geral do país, os prelados advertiram sobre “a desconfiança crescente, a indiferença, apatia e o desconhecimento entre as pessoas”, ao mesmo tempo que fizeram um chamado à “renovação ética e espiritual” que corrija a “crise moral, de valores, atitudes, motivações e condutas”.

Os Bispos destacaram os desafios de uma cultura secularizada, manifestados em condições como a menor resposta dos jovens à vocação religiosa e sacerdotal. “Devemos promover uma nova ‘cultura vocacional’, que anime e fomente estas vocações no seio de nossas comunidades”, exortaram os prelados. Também analisaram os processos de formação e catequese, para os quais dispuseram uma atualização, em especial para os sacramentos de iniciação.

O poder transformador da Fé

No âmbito público, os Bispos afirmaram que a promoção de uma mudança moral seria a forma eficaz de obter a transformação que não se obteve através de outros meios. “Nosso país ganharia muito se formos capazes de gerar as condições que permitam mudanças na pessoa e na sociedade, mediante o resgate de valores, a ética na gestão pública e privada assim como na ação cidadã; se erradicamos de nossa cultura a corrupção e a impunidade; se fortalecemos a institucionalidade, a gestão pública e o capital humano”, indicaram. “Por isso se faz necessário um discernimento à luz do Evangelho sobre os desafios e oportunidades do país assim como uma tomada de consciência sobre nossas responsabilidades na construção do bem comum”, explicaram em outro trecho do texto.

“Como pastores da Igreja no Panamá, fazemos um insistente chamado à conversão e ao cumprimento dos Mandamentos da Lei de Deus, à responsabilidade social e à consciência cidadã”, exortaram os prelados. “É necessário que escutemos e ponhamos em prática a Palavra de Deus, caminho até a felicidade pessoal e social, que nos convida a reavivar o melhor de nós mesmos: o amor ao próximo para construir juntos um Panamá renovado onde floresçam a vida digna e os direitos de todos”.

Os Bispos pediram respeitar a dignidade humana, manter ativo os canais de diálogo para superar os problemas, atender caritativamente aos migrantes e cuidar da criação de Deus. “Não podemos crer em Deus e atuar de qualquer maneira. Rejeitemos a injustiça, a corrupção e a violência como males morais que afundam o país, e vivamos de acordo com o projeto do Reino de Deus pregado por Nosso Senhor Jesus Cristo”, motivaram os prelados. “Como nos recorda o Papa Francisco: ‘trata-se de amar a Deus que reina no mundo. Na medida em que Ele conquiste reinar entre nós, a vida social será âmbito de fraternidade, de justiça, de paz, de dignidade para todos'”. (GPE/EPC)

 
Comentários