Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Cardeal Cipriani: “A mãe é o mais grandioso que podemos ter”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/05/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Lima – Peru (Quarta-feira, 11-05-2016, Gaudium Press) Um dia antes do Peru celebrar o Dia das Mães, o Cardeal Juan Luis Cipriani, Arcebispo de Lima, se referiu ao papel “grandioso” que tem as mães na história humana: “Esta presença da mãe, esta impossibilidade de supri-la, essa dependência, não genética mas de ternura, de carinho, é algo muito grande, não é fácil resumi-la (…) Ao falar delas é bom dizer que a necessitamos. Não é objeto de nada, a mãe é o mais grandioso que podemos ter e recordar, lhe devemos tudo. Não nos ficamos na parte biológica, vamos a esse parto que não se dá somente no nascimento, mas ao longo, sobretudo, desses primeiros anos, na educação”. A declaração foi feita no programa radiofônico Diálogo de Fé, que se transmite todos os sábados.

O Cardeal insistiu na criação de um Ministério da Família para o Peru.

“No dia estamos celebrando a essa boa mãe, e também as demais que tem problemas, mas que nunca renegam e nunca se distanciam de ser mãe. (…) O dia das mães é um celebrar a parte material, o presente, comer juntos, mas também contempla o fundo, como mãe e como filho, eu creio que todos devemos dar-lhe graças a Deus. Por isso eu sempre insisto no Ministério da Família, porque não apenas é a mulher, é a família, e a mãe educa aos seus filhos na família”.

No programa o purpurado também se referiu a Ascensão de Jesus, que também se celebrou no último domingo.

“Jesus Cristo está em corpo e alma, em sua natureza divina e humana. (…) A ascensão nos tras a todos uma grande nostalgia, nos faz falta o olhar de Jesus, sua voz, a ternura de sua mão, seu abraço. A Fé me diz que é assim mas, Jesus, quer sentir-te quando estou só, quer ver teu olhar quando devo mudar, quer ter tua chamada de atenção cheia de misericórdia, não apenas a Fé, ás vezes se nos faz um pouco mais difícil e estamos buscando a Jesus no céu, mas o Senhor me diz: “Ouve, eu estou ao teu lado, eu não estou nos céus, estou aqui, junto a ti”.

“Todos somos uma marca de que por aqui passou Deus. Toda vida humana tem a grandeza de ter vida, da sabedoria, da maravilha que é ser pessoa, existir. Essa marca, um pouco borrada, esse espelho no qual se reflete Deus em cada um de nós pode ser um espelho limpo, transparente, ou pode ser um espelho distorcido. E por isso a ascensão nos diz: “Ouve, Jesus, ponha tua marca com mais força na alma da cada um de nós”.

O Cardeal se referiu igualmente ao seu último livro, “Catecismo de Doutrina Social”: “O Catecismo de Doutrina Social é o ensinamento da Igreja nos temas de cada dia, para que se saiba o que pensa a Igreja da política, o que pensa da economia, que diz das greves, da família, da vida, dos direitos humanos, do meio ambiente. A todos nós ouvintes podem ir a esse catecismo. E ver aí o que a Igreja nos ensina”. (GPE/EPC)

 
Comentários