Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Católicos cubanos festejam a Virgem do Cobre pedem paz na festa da padroeira nacional
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/09/2013
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Havana – Cuba (Segunda-feira, 09-09-2013, Gaudium Press) – Por ocasião da festa de Nossa Senhora da Caridade, Padroeira de Cuba, a Igreja cubana uniu-se neste domingo ao Santo Padre para pedir paz no mundo.

Na ocasião em que os católicos cubanos comemoram o dia de sua Padroeira, Nossa Senhora da Caridade do Cobre, o presidente da Conferência dos Bispos Católicos de Cuba, Dom Dionisio García, procurou ressaltar a importância e significado da convocação do Papa Francisco de um dia de oração e jejum pela paz na Síria,

cuba.jpg

Foto: Radio Vaticano

Segundo Dom Dionísio, trata-se “de um exemplo ao mundo”: “Pode ser que se aproxime uma guerra. Todos saem como os conflitos começam, mas ninguém sabe como terminam (…), causando destruição, morte e situação que, às vezes, não quase irreparáveis.”

As devoções à Virgem da Caridade do Cobre são comemoradas intensamente pelos católicos cubanos no dia 8 de setembro, dia da Padroeira. Sobretudo os festejos ocorrem na província de Santiago de Cuba, onde está localizado o Santuário Nacional de Nossa Senhora. Em Havana e outros cidades a Padroeira é sempre lembrada nesta data. Na capital, os fiéis saíram em procissão nos arredores da paróquia “Nossa Senhora da Caridade”, tendo a frente o Cardeal Jaime Ortega y Alamino.

A pequena imagem de Nossa Senhora foi encontrada em Cuba, próximo da cidade de Santiago na Baía do Nipe, em 1615, por dois trabalhadores indígenas e um escravo africano que trabalhavam no mar. A imagem descoberta chamou a atenção dos homens porque, estando dentro do mar, tinha o seu manto inteiramente seco. Ela portava o Menino Jesus e tinha uma frase escrita: “Eu sou a Virgem da Caridade”.
Depois de quatro séculos, ela continua sendo um dos maiores símbolos nacionais em um país dividido entre o secularismo de um governo ateu e a religiosidade de seu povo. Desde 1916 a Virgem da Caridade do Cobre foi oficialmente reconhecida pelo Igreja Católica como sendo a Padroeira de Cuba. (JSJ)

A virgem é venerada no vilarejo de El Cobre, situado a 20 quilômetros de Santiago de Cuba e é o maior centro de peregrinação de país.

 

 
Comentários