Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Consagrados de Ribeirão Preto (SP) festejam o Jubileu do Ano da Vida Consagrada
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/02/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Ribeirão Preto – São Paulo (Segunda-feira, 15-02-2016, Gaudium Press) Milhares de religiosos, formandos e vocacionados se reuniram em Ribeirão Preto para a cerimônia de do encerramento do Ano da Vida Consagrada e do Jubileu Extraordinário da Misericórdia para os Religiosos na Arquidiocese de Ribeirão Preto.

Gaudium Press.jpg

Neste dia, a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) Núcleo Ribeirão Preto acolheu os participantes em celebração presidida pelo Arcebispo Dom Moacir Silva, por ocasião da Festa da Apresentação do Senhor e XX Dia Mundial da Vida Consagrada, na Catedral Metropolitana de São Sebastião.

Em carta, a coordenação da CRB Núcleo Ribeirão Preto convidou os religiosos e as religiosas a participarem deste momento de oração e unidade, uma vez que “durante o Ano da Vida Consagrada fomos convocados a fazer uma peregrinação ao passado e contemplá-lo com gratidão, viver o presente com o entusiasmo que fascina e olhar para o futuro com esperança. Agora, com toda a Igreja, queremos contemplar o mistério da misericórdia”.

Depois, houve a celebração para a passagem na Porta da Misericórdia, onde os fiéis se reuniram na Praça das Bandeiras, de frente à Catedral para o início da peregrinação. Cânticos, saudação do arcebispo, bênção da luz (velas), leitura de um trecho da Bula de Proclamação do Jubileu da Misericórdia, Oração do Jubileu da Misericórdia, Hino do Jubileu e a proclamação para adentrar pela Porta Santa da Misericórdia fizeram parte da programação do momento.

Em seguida, deu-se início à Santa Missa presidida pelo Arcebispo Dom Moacir, que não deixou de agradecer a presença dos consagrados e consagradas presentes na arquidiocese.

“Queridos irmãos e irmãs, consagrados e consagradas, pela profissão dos conselhos evangélicos e pela sagrada ordenação. Hoje é um dia de alegria encontrar-me com os consagrados e consagrados de nossa Arquidiocese em torno do altar do Senhor na conclusão do Ano da Vida Consagrada dentro do Jubileu Extraordinário da Misericórdia. O meu primeiro pensamento é de gratidão. Gratidão pela presença de vocês em nossa Igreja Particular. A vivência do carisma em cada família religiosa enriquece o nosso povo. Tenho consciência clara disso. Por isso, Deus seja louvado pela presença de vocês vivendo o carisma específico dentro do povo de Deus nesta Igreja Particular”, declarou o prelado.

Dom Moacir aproveitou a ocasião para refletir acerca dos três elementos importantes do discurso do Papa Francisco, em 1º de fevereiro, aos religiosos presentes em Roma para o Jubileu da Vida Consagrada, que são a profecia, a proximidade e a esperança.

Esses elementos também foram mencionados pelo arcebispo durante a meditação do Evangelho segundo São Lucas (Lc 2,22-40). Na passagem bíblica, lembrou que a festa da Apresentação do Senhor deve ser considerada a festa do encontro, pois este é um encontro entre Jesus e o seu povo, o primeiro encontro na representação do cumprimento dos preceitos da lei do Senhor.

“Na vida consagrada vive-se o encontro entre os jovens e os anciãos, entre observância e profecia, não as vejam como se fossem duas realidades opostas entre si, pelo contrário, permitam que o Espírito Santo anime ambas, e o sinal disso é a alegria, o júbilo de observar e caminhar numa regra de vida e a alegria de ser orientadas pelo Espírito Santo, nunca rígidos, jamais fechados, mas sempre abertos à voz de Deus que fala, que abre, que conduz e que convida a caminhar rumo ao horizonte. A graça deste mistério observe o encontro, nos ilumine e conforte ao longo do nosso caminho, especialmente neste Ano Santo da Misericórdia, hoje e sempre, amém”, concluiu Dom Moacir. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Ribeirão Preto

 
Comentários