Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Coral da Catedral de Florianópolis (SC) apresenta o hino Akáthistos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/04/2013
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Florianópolis (Sexta-Feira, 26/04/2013, Gaudium Press) A Catedral Metropolitana de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, juntamente com o Coral Santa Cecília, realizou nesta quinta-feira, dia 25 de abril, a tradicional celebração mariana da Solenidade da Anunciação do Senhor, com o hino “Akáthistos”, em honra da Mãe de Deus.

hino_a_nossa_senhora.jpg

Segundo o assessor de imprensa da arquidiocese de Florianópolis, Zulmar Faustino, o Akáthistos é uma palavra grega que significa “não sentado”, indicando a forma como deve ser cantado: de pé. O hino enfatiza o momento em que Maria recebeu o anúncio de que havia sido escolhida para gerar o Salvador, permanecendo virgem.

É importante ressaltar que a data certa para a celebração é 25 de março, quando ocorre exatamente nove meses antes do nascimento de Jesus Cristo, no Natal, 25 de dezembro. Mas ela foi realizada no dia 25 de abril por motivos imperiosos.

A celebração foi presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Wilson Tadeu Jönck.

Ainda de acordo com Faustino, em 1987, Ano Mariano, quis o Papa João Paulo II, que esse hino fosse cantado em todas as catedrais do mundo. “Assim, pela primeira vez, graças ao Coral Santa Cecília, Akáthistos foi cantado em nossa Catedral, estando também gravado em CD. Desde então vem sido cantado anualmente, sempre no dia da Anunciação do Senhor”, completa ele.

História

No século VI, no Oriente, começou a ser cantado o hino Akáthistos – palavra grega que significa não sentado, de pé. Trata-se do mais célebre hino mariano, a mais bela composição mariana do rito bizantino, “um esplêndido hino” (João Paulo II, 25.3.88).

Akáthistos canta o mistério da encarnação salvífica do Verbo de Deus, descreve a maternidade de Maria e canta seu papel no mistério de Cristo e da Igreja. Não é possível precisar o autor desse hino. Certamente trata-se de um grande poeta, um eminente teólogo, um profundo contemplativo.

O autor teve o mérito de traduzir, numa oração, a síntese da fé que a Igreja dos primeiros séculos professava na Virgem Maria. Tudo indica que esse hino, cujo original é em grego, tenha sido composto entre a segunda metade do século V e os primeiros anos do século VI, em Constantinopla. (FB)

 
Comentários