Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé fala sobre os preparativos para as canonizações
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 25-04-2014, Gaudium Press) No terceiro dia de reunião, por ocasião a canonização dos papas João Paulo II e João XXIII, o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Frederico Lombardi, reuniu os jornalistas nesta quinta-feira, 24, para tratar deste evento de grande relevância para a Igreja no mundo.

padre_frederico_lombardi.jpg

O Padre Lombardi esclareceu que haverá momentos de grande importância durante o rito, que contará com a presença de 93 delegações oficiais de diversos países e 24 entre Chefes de Estados e realeza. Aproximadamente 150 cardeais e mil bispos devem concelebrar a Missa de canonização, presidida pelo Papa Francisco.

Até o momento, ainda não foi confirmada a presença do Papa Emérito Bento XVI na Praça São Pedro, local da celebração.

A festa iniciará com as vigílias noturnas de preparação dos peregrinos, considerada a “noite branca” de espera, com momentos de oração e cânticos animados por grupos de diversas línguas, em pelo menos dez igrejas da capital.

A noite de orações dos fiéis será iniciada às 19h de sábado, com a Missa na Basílica no Monte Santo, onde João XXIII foi ordenado presbítero no ano de 1904, prosseguindo em outras igrejas a partir das 21 horas.

No domingo, dia da canonização dos pontífices, esclareceu o Padre Lombardi, às 9h, na Praça São Pedro, a programação segue com a oração do Terço da Misericórdia, acompanhada dos cantos do coral da Diocese de Roma. Após isso, a celebração dá início com a recitação da Ladainha dos Santos.

Na Missa presidida pelo Santo Padre, concelebração o Cardeal Vigário de Roma e Arcipreste da Basílica de São João de Latrão, Agostinho Vallini, o Arcebispo de Cracóvia, na Polônia, Cardeal Stanis?aw Dziwisz, e o Bispo de Bérgamo, Francesco Beschi. Mais de 870 sacerdotes e diáconos serão encarregados de distribuir a comunhão para os fiéis, da Praça São Pedro à Via da Conciliação.

Segundo o Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o rito da canonização abrirá a celebração, com as três petições ao Papa por parte do Cardeal Prefeito da Congregação dos Santos, Angelo Amato. Seguida pela solene fórmula recitada pelo Pontífice para a veneração da Igreja universal dos novos santos.

Depois desse momento, as relíquias dos novos Santos serão apresentadas por pessoas próximas a eles, sendo este um momento de Ação de Graças. (LMI)

 
Comentários