Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Hong Kong: ordenação de quatro presbíteros e um diácono comemora os 800 anos dos dominicanos
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 13/06/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Hong Kong – (Segunda-feira, 13/06/2016, Gaudium Press) – Neste ano de 2016 a Ordem dos Dominicanos celebra o oitavo século de sua confirmação pelo Papa Honório III.john-tong2-cardinal.jpg

Nas comemorações de mais este centenário e dentro no âmbito das celebrações jubilares, em Hong Kong, Província dominicana chinesa de “Nossa Senhora do Rosário”, promoveu a ordenação de quatro sacerdotes e um diácono.

O jornal da Diocese de Hong Kong relata que entre os quatro sacerdotes está um chinês, um coreano e dois birmaneses. Eles receberam a ordenação das mãos do Cardeal John Tong Hon, Bispo diocesano, em uma solene liturgia celebrada em 29 de maio, no convento dominicano.

Como concelebrantes, participaram da ordenação Dom Stephen Tjephe, Bispo de Loikaw, país de origem dos dois birmaneses, Pe. Javier Gonzalez, Superior provincial dominicano, e vários sacerdotes.

Estavam presentes também cerca de trinta membros da Ordem Terceira Dominicana que são participantes ativos da obra de evangelização e de serviço social.

Em sua homilia o Cardeal Tong exortou os ordenandos a “exercerem bem o ministério de pastores que cuidam da alma dos fiéis”.

Além disso, ele destacou a característica missionária da província do Rosário, que inclui a China, Hong Kong, Taiwan, Macau e alguns países asiáticos.

Dominicanos na China

A Ordem dos Frades Pregadores (O.P.), conhecida como Dominicanos, começou a sua missão na China em janeiro de 1631.

Em 1650, o chinês Luo Wen Zao, que veio a se chamar Gregório Lopez, entrou para o convento dominicano em Manila.

Sucessivamente, ele foi consagrado Vigário Apostólico de Nanquim, hoje Nan Jing, e foi o primeiro bispo de origem chinesa. Os dominicanos da “Província chinesa do Rosário” constituem a única província especificamente missionária da Ordem.

Os dominicanos chegaram a Taiwan, em 1859, considerados os primeiros evangelizadores da ilha, e a Hong Kong em 1861.

Até hoje, Hong Kong continua sendo considerada a base da província do Extremo Oriente. (JSG)

(Da Redação Gaudium Press, com informações da Agência Fides)

 
Comentários