Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Juventude Franciscana celebra 40 anos de presença no Brasil
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 26/10/2011
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Guaratinguetá (Quarta-feira, 26-10-2011, Gaudium Press) A Juventude Franciscana (Jufra) realizará entre os dias 28 e 30 de outubro um encontro para comemorar seus 40 anos de presença no Brasil. A atividade acontecerá na cidade de Guaratinguetá, São Paulo, a partir do tema “Jufra do Brasil: 40 anos construindo o Reino nos caminhos da história”.

Mais de 200 pessoas deverão estar presentes neste encontro, incluindo Jovens Franciscanos que fizeram e fazem parte da Jufra; irmãos da Ordem Franciscana Secular (OFS); Frades da Ordem dos Frades Menores (OFM) e OFM Capuchinhos; religiosas franciscanas de diversas congregações e convidados.

Durante o encontro, os participantes reviverão um pouco da história do franciscanismo no Brasil a partir da Jufra, refletindo, em mesa redonda, a respeito da caminhada da entidade no país, iniciada em janeiro de 1971. As discussões serão repartidas em décadas. A de 1970 focará na identidade do grupo; a de 1980 na missão; a de 1990 na organização; a de 2000 nos desafio; e a de 2010, no amanhã.

O evento contará ainda com oficinas a respeito dos mais variados temas, tais como: “Ação Missionária”; “Cantos Franciscanos e Artes”; “Juventude e Justiça Ambiental”; “O lúdico na formação Infância, Micro e Mini Franciscanos”; e “Dimensão Contemplativa e Mística do Jovem Franciscano Secular”. Os jovens elaborarão ainda a Carta de Guaratinguetá, propondo as metas da Jufra em sua atuação na juventude; família franciscana; Igreja; e sociedade.

No último dia de evento, os participantes realizarão uma romaria até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em parecida, São Paulo, local em que será celebrada uma santa missa.

Jufra
A Jufra nasceu da Ordem Franciscana Secular (OFS) em 1950, a partir da necessidade de elaborar um espaço para a juventude dentro da família franciscana. Como parte integrante da OFS, a Jufra conta com a colaboração de outras ordens franciscanas.

A Jufra é uma escola de espiritualidade, com o intuito de preparar seus integrantes para a vida fora da Igreja, segundo a palavra de Jesus Cristo e o exemplo de Francisco de Assis.

Com informações da Jufra Brasil.

 

 
Comentários