Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Livro sobre a Festa de Corpus Christi em Valência é lançado na Espanha
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/01/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Valência – Espanha (Quinta-feira, 21-01-2016, Gaudium Press) “A procissão de Corpus Christi de Valência”, assim se intitula o livro do jornalista e teólogo espanhol Baltasar Bueno, que foi apresentado no valenciano Palácio de Colomina. A obra se baseia na tese doutoral em Teologia que o autor defendeu no ano passado depois de 17 anos de pesquisa, segundo relatou à agência de notícias da Arquidiocese de Valência, AVAN.

De acordo com Bueno, o livro “é uma aproximação à história geral do Corpus em Valência, com toda sua solenidade barroca e mediterrânea, típica da Contrarreforma”. Ali se analisa “o Corpus em seu valor catequético bíblico visual e urbano, através das ruas da cidade e os mistérios da Bíblia, que prefiguram a Eucaristia”.

O livro contém mais de 200 páginas com ilustrações em cores, uma extensa documentação histórica e numerosas fotografias.

“Tem uma parte histórica muito importante e ano a ano se recolhe os acordos dos Jurados da Cidade sobre a progressão da procissão do Corpus (…) a procissão de Valência é uma catequese kerigmática, a mesma que implantou a Igreja Primitiva, a mais pura que desenvolveu em sua história, é bíblica, visual e urbana, que desemboca na apoteose da Eucaristia”, comentou o autor, que ainda explicou que na publicação se busca destacar o aspecto religioso da festividade que é “fundamentalmente bíblica, com personagens e estampas do Antigo Testamento que prefiguram a Eucaristia”.

São “mais de seis séculos de história da procissão de Corpus Christi condensados em duas centenas de páginas cheias de ilustrações. Cada parágrafo é uma notícia, um telegrama, um sumário a desenvolver. Multidão de dados, de pistas, de pinceladas que nos falam desta festa e o espírito festivo dos valencianos. Em todo este tempo, não mudamos nada, somos da mesma forma que há 661 anos (…) seguimos sendo os valencianos, pura antropologia de povo barroco e mediterrâneo”, disse também Bueno em entrevista difundida por Religión Digital.

O livro conta com uma especial contribuição, e é o prólogo de Dom Carlos Osoro, Arcebispo de Madri, anterior Arcebispo de Valência. Sobre isso também falou o autor ao meio de comunicação: “é uma honra para mim que nosso anterior Arcebispo, Carlos Osoro, hoje Arcebispo de Madri e dentro de muito pouco Cardeal, o prologue”.

A obra foi totalmente editada pelo jornalista e teólogo, sendo o segundo livro que publica sobre a festividade de Corpus Christi: “O livro é um presente que eu mesmo me dei para Reis, me trouxe o rei Baltasar. Eu investiguei, redigi e editei. Pago sua impressão. E estará ao alcance do público a preço de custo”.

Por séculos a festa de Corpus Christi foi uma das maiores de Valência, convertendo-se junto com a Páscoa e a celebração do Natal, em um dos acontecimentos litúrgicos de maior importância para a cidade.

Os primeiros dados históricos desta festividade datam do ano 1326, quando foi ordenada pelo Bispo Huc de Ferrollet. Em 1372, com o Cardeal Jaime de Aragón, que era neto do Rei Jaime II, a festa ressurge e toma seu auge com música e danças da época que ainda hoje se celebram. (GPE/EPC)

 
Comentários