Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Memorial em Aparecida homenageia centenas de missionários redentoristas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 03/11/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Aparecida – São Paulo (Quinta-feira, 03-11-2016, Gaudium Press) Nas proximidades da praça da Matriz Basílica, em Aparecida, está localizado o convento velho dos padres da Congregação do Santíssimo Redentor. Contudo, poucos sabem que, ao lado deste espaço, existe o extenso acervo do Memorial Redentorista, criado em 1910 com o intuito de ser um lugar para o descanso eterno dos missionários redentoristas que doaram suas vidas à Igreja e que viveram para evangelizar e acolher as pessoas.

Memorial em Aparecida homenageia a memória de missionários redentoristas.jpg

O memorial possui além dos jardins, duas capelas e um orquidário que pertencia ao missionário redentorista Padre Vítor coelho de Almeida e que foi mantido após a sua morte, em 1987.

Um dos detalhes curiosos é que Padre Vítor tem uma capela reservada para ele no local onde está seu túmulo. O sacerdote é considerado um dos grandes ícones da comunicação em Aparecida.

Memorial em Aparecida homenageia a memória de missionários redentoristas.jpg

O Memorial Redentorista foi aberto à visitação somente em 1998, quando os restos mortais de Padre Vítor foram trazidos do Santuário Nacional, local do seu primeiro sepultamento. Desde aquela época, o número de visitantes não parou de crescer. Atualmente o espaço chega a receber 15 mil fiéis por mês.

O lugar serve de descanso e memória para 132 missionários redentoristas, inclusive todos da primeira turma vinda da Alemanha em 1894.

Conforme matéria publicada no portal A12, o local passou a ser cada vez mais conhecido devido a uma postura de acolhimento aos romeiros, intensificada a partir de 2012. Hoje, o memorial conta com seis pessoas envolvidas com os trabalhos, altamente capacitadas e prontas para acolher os visitantes.

Lá, estão expostos quadros com todos os missionários redentoristas que são santos e beatos, entre eles, São João Nepomuceno Neumann, o primeiro Santo Norte Americano; São Geraldo Magela, Irmão Redentorista; Santo Afonso de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor; São Clemente Maria Hofbauer, que expandiu a Congregação para o mundo; Beato Pedro Donders, o missionário entre os leprosos; e Padre Valentin Von Riedl, o primeiro diretor do Seminário Santo Afonso, educador e Apóstolo Patriarca da Congregação do Brasil.

Memorial em Aparecida homenageia a memória de missionários redentoristas.jpg

Além disso, é possível apreciar um Crucifixo gigante que apresenta Cristo Rei do Universo, uma tela que apresenta Santo Afonso com os primeiros redentoristas e outra do Santíssimo Redentor, o patrono da Congregação.

O memorial fica aberto diariamente das 8h às 17h, com intervalo para almoço das 11h30, às 13h30. Aos sábados, domingos e feriados, um missionário redentorista encontra-se disponível para atendimento aos romeiros.

Vale ressaltar que em todos os sábados é rezado o terço do Padre Vítor, às 18h e, logo após, uma Santa Missa, às 19h, pela causa de beatificação do sacerdote. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações A12

 
Comentários