Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Misericórdia será tema da Festa da Penha, em Vitória (ES)
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/03/2016
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Vitória – Espírito Santo (Segunda-feira, 14-03-2016, Gaudium Press) A Padroeira do Espírito Santo, Nossa Senhora da Penha, será celebrada pelos devotos capixabas entre os dias 27 de março e 4 de abril, em Vila Velha.

view (1).jpg

Com a temática “Maria, Mãe e Porta da Misericórdia”, por ocasião do Ano Santo da Misericórdia, a tradicional festividade no Espírito Santo contará com uma programação extensa, com a realização de diversas atividades religiosas.

Os três últimos dias da celebração mariana serão os mais intensos, uma vez que haverá grandes romarias, como a Romaria dos Homens e a das Mulheres, e a Missa do encerramento.

Neste período, milhares de pessoas terão a oportunidade de participar das celebrações em honra a Virgem Santíssima, além de visitar o Convento da Penha para fazer as suas orações.

Para o guardião Frei Valdecir Schwambach, o tema não poderia ser mais propício para a reflexão, uma vez que “o Ano Santo foi aberto no dia da Imaculada Conceição”.

“Ao escolher esse tema, estamos em sintonia com o Papa Francisco, que escreveu: ‘Ninguém, como Maria, conheceu a profundidade do mistério de Deus feito homem. Na sua vida, tudo foi plasmado pela presença da misericórdia feita carne. A Mãe do Crucificado Ressuscitado entrou no santuário da misericórdia divina, porque participou intimamente no mistério do seu amor’. Durante o Oitavário da festa, vamos ter a oportunidade de refletir sobre a misericórdia do Filho de Deus e Maria”, explicou Frei Valdecir.

Sempre antes da Missa celebrada no Campinho, às 14h30, acontecem o Oitavário da Penha, devoção franciscana promovida no entorno do Convento, em uma praça popularmente conhecida como Prainha, como forma de expressar a Fé cristã e o amor à Nossa Senhora da Penha.

Após este momento, as romarias iniciam com a chegada de fiéis vindos de todas as partes do Estado e também do Brasil. Entre as manifestações marianas em destaque estão a “Romaria dos Cavaleiros, dos Ciclistas, dos Motociclistas, das Pessoas com Deficiência, dos Militares, das Dioceses de Cachoeiro, Colatina e São Mateus, das Mulheres e dos Homens.

Esta última peregrinação, a Romaria dos Homens, é vista como a grande manifestação de Fé, conseguindo reunir aproximadamente 400 mil pessoas. Nesta ocasião, os devotos partem de Vitória, com velas acessas e entoando cânticos e orações, com destino ao Santuário na noite do sábado. Neste ano, ocorrerá em 2 de abril.

Depois, saindo da Catedral Metropolitana, às 19h, a romaria encerra-se às 23h, na Prainha. Às 23h30, os fiéis são convidados para a celebração eucarística.

A terceira maior manifestação religiosa mariana do Brasil, a Festa de Nossa Senhora da Penha em Vitória atrai em todo o ano cerca de cerca de 1,2 milhão de pessoas, sendo o Santuário dedicado à Virgem Maria o segundo mais procurado durante todo o ano pelos romeiros, ficando atrás apenas do Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo. (LMI)

Da redação Gaudium Press, com informações Arquidiocese de Vitória

 
Comentários